Pular para o conteúdo

5 Alimentos para curar a gripe mais rápido

Escolher bem o que comer durante a gripe pode melhorar significativamente o seu bem-estar.

Ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico e também aliviar alguns sintomas como febre, congestão nasal, dores no corpo e cansaço. 

Durante a gripe, também é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos para ajudar o organismo a combater o vírus, e também aumentar a produção de urina, o que facilita a liberação de toxinas que podem se formar.

Beber chás de ervas com propriedades antimicrobianas, como anis estrelado e canela, ou com propriedades descongestionantes, como camomila e equinácea, também podem ser boas estratégias para ajudar a combater mais facilmente os sintomas da gripe. 

Para você que está lendo este artigo sobre Cisto na mama: 5 Alimentos para curar a gripe mais rápido. Talvez você queira aprender como emagrecer com o Desobesi, saiba como funciona.

Outro bom remédio é a sibutramina, que também pode te ajudar a emagrecer rapidamente, caso você queira comprar sibutramina, é só acessar o link.

Conheça os tipos de alimentos que ajudam a combater os sintomas da gripe.

  • Sopa de legumes ou canja de galinha

Beber sopa de legumes ajuda a fluidificar as secreções e facilitar a expectoração. 

Além disso, o vapor dos vegetais quentes também ajuda a desentupir o nariz.

A canja de galinha é um bom exemplo de uma boa sopa de gripe porque possui vitamina A, vitamina C, vitamina E e proteínas, que ajudam o corpo a recuperar as forças e aumentam a resistência do sistema imunológico. 

Além disso, a sopa contém sódio e potássio, minerais que ajudam a regular a temperatura corporal e são úteis em casos de febre.

  • Frutas e legumes

Frutas e vegetais aumentam a quantidade de água, fibra, vitamina C, vitamina A e zinco, o que permite que o organismo responde melhor ao vírus aumentando as defesas do organismo. 

As mais indicadas são as frutas cítricas devido ao alto teor de vitamina C, como morango, laranja, abacaxi e limão, que fortalecem a imunidade. 

Além disso, também é interessante aumentar a ingestão de vegetais, como repolho, cenoura e tomate, pois são fontes de betacaroteno, composto antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções.

A falta de apetite é um sintoma comum da gripe que pode fazer a doença durar mais. 

Por isso, o consumo de alimentos nutritivos, fáceis de digerir e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.

  • Chá de ervas

O chá é um bom remédio caseiro para a gripe porque, além de hidratar, é uma bebida que se deve tomar quente e o vapor ajuda a desentupir o nariz. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã-pimenta e ginseng, que pode ser tomado ou inalado para limpar o nariz.

Para inalação, um dos chás mais recomendados para esse fim é o chá de eucalipto, e para realizar a inalação, prepare o chá e incline a cabeça sobre a xícara e inale o vapor.

O chá de canela com mel também é uma boa solução, pois possui propriedades antissépticas e antibacterianas que ajudam a tratar a gripe. Para preparar, basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela por 10 a 15 minutos. 

Deixe esfriar, coe e beba 3 a 4 vezes ao dia, se desejar, pode ser adicionado mel com própolis ao chá quente para lubrificar a garganta e reduzir a inflamação se você tiver tosse.

Outra opção de chá da gripe é o anis estrelado, que contém ácido chiquímico, que tem propriedades antivirais e é usado para fazer o Tamiflu.

Confira no vídeo a seguir como preparar o melhor remédio natural para gripe:

  • Iogurte ou leite fermentado

Consumir iogurte e leite fermentado com probióticos, como lactobacillus e bifidobactérias, ajuda a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, estimula as células do sistema imunológico e, assim, ajuda a combater a gripe.

  • Tempero natural

Certas especiarias, como alho, sementes de mostarda e pimenta, são úteis para limpar a congestão nasal, pois ajudam a dissolver o muco, além de reduzir a febre e as dores no corpo. 

Outras ervas que também podem ajudar a combater os sintomas da gripe incluem alecrim, orégano e manjericão, que podem ser usados ​​para dar sabor a sopas, carnes, molhos, legumes e massas.