Pular para o conteúdo

Principais praias do Guarujá

  • por
  • Viagem

Cidade do litoral sul paulista atrai turistas de diversos gostos.

Um dos principais destinos do litoral norte de São Paulo, procurado por turistas da capital e de outros cantos do país, é a cidade de Guarujá. Ela oferece aos turistas tanto praias de mar mais agitado, visadas por surfistas e praticantes de esportes radicais, como aquelas de águas mais calmas, na qual as famílias podem aproveitar um belo dia de sol.

Então, que tal aproveitar o próximo fim de semana ou feriado para descansar curtindo o calor e uma boa praia? Comprando uma passagem de São Paulo ao Guarujá, é possível aproveitar o litoral em uma viagem curta, pouco desgastante. Conheça um pouco mais sobre as principais praias da cidade.

Praia das Astúrias

Localizada na parte central da cidade, a Praia das Astúrias é rodeada pelos luxuosos prédios da orla de Guarujá. Ela possui águas tranquilas e conta com uma grande variedade de quiosques e ambulantes para atender às necessidades dos turistas, com uma infraestrutura que atende a todos.

Um dos seus diferenciais é que existe uma variedade de lanchonetes, restaurantes e barzinhos nas ruas à beira-mar. Isso satisfaz não apenas os turistas durante o dia, mas também são alternativas de visitação durante a noite.

Praia das Pitangueiras

Esta é mais uma praia que fica próxima ao centro da cidade, recebendo um grande fluxo de moradores e viajantes aos finais de semana e feriados prolongados. A Praia das Pitangueiras atrai vários surfistas, uma vez que seu mar é ótimo para banho e a prática do esporte, chegando até a sediar campeonatos da modalidade.

Devido a sua localização privilegiada no centro, ela conta com uma excelente infraestrutura, sendo que o banhista tem acesso a restaurantes, bares, farmácias e shoppings no seu entorno. O conforto também é garantido na própria praia, que conta com vários ambulantes e barracas para atender a todos.

Praia da Enseada

Para muitos, essa é a praia mais bonita de Guarujá. Essa fama é merecida, já que ao longo dos seus 6 km de extensão os visitantes encontram um lugar com mar encantador e areia fina e branca, o que proporciona uma visão que encanta qualquer um.

Seus visitantes podem praticar aulas de surf e stand up paddle, além de haver a possibilidade de realizar passeios de jet ski e barco. A praia, que conta com excelente infraestrutura de quiosques, também é a casa do maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, que certamente vale uma visita para os amantes da vida marinha.

Praia do Éden

Um dos cantos mais paradisíacos do Guarujá é a Praia do Éden, uma pequena faixa de areia que conta com um mar de ondas fortes e águas esverdeadas. Ela é um ótimo destino para quem interesse em fazer um mergulho de snorkel, o que permite contemplar a vida marinha da região, incluindo tartarugas.

Ela fica localizada em uma parte mais isolada da cidade, sendo necessário enfrentar uma trilha um pouco íngreme. Como ela também tem apenas um quiosque, a recomendação é que seus visitantes levem o que forem consumir para aproveitarem bem o dia.

Praia do Tombo

Quem visita a cidade e é fã da prática esportiva precisa visitar a Praia do Tombo. Ela tem um mar mais agitado, com ondas fortes, o que a torna ideal para a realização de diversos campeonatos de surf. Porém, é necessário que os pais tenham atenção ao levar as crianças até ela, justamente por essas características.

Outro motivo que torna a praia conhecida na região é o fato de ela ter recebido o título de Bandeira Azul, algo que poucas praias brasileiras conquistaram. Esse é um importante reconhecimento concedido por uma organização dinamarquesa, que avalia o estado e a qualidade das praias ao redor do mundo.

Praia do Guaiúba

Por fim, a Praia do Guaiúba é um local com uma pequena faixa de areia, mar calmo e águas claras. Esse ponto paradisíaco é ideal para famílias, que ainda podem aproveitar a vegetação ao redor e praticar mergulho. Esse cenário fica ainda mais ideal pela boa infraestrutura que ela tem e pelo seu fácil acesso.