A importância da utilização das embalagens no seu e-commerce

O design da embalagem do produto pode ter começado como um esforço puramente prático para proteger os itens em trânsito, mas rapidamente evoluiu para uma poderosa estratégia de branding e marketing.

Hoje, os compradores online não esperam apenas receber seus produtos em tempo hábil; eles também querem se deliciar com a experiência geral de entrega. É aqui que a embalagem de um produto estelar pode fazer toda a diferença na sua capacidade de atrair e reter clientes.

Neste guia, vamos cobrir como você pode criar um design de embalagem de produto vencedor para sua loja de comércio eletrônico, incluindo todas as principais dicas e exemplos de que você precisa para contar uma história atraente sobre sua marca.

Por que a embalagem do produto é importante?

Mantendo seus produtos seguros . Seus clientes que recebem produtos danificados ou defeituosos dificilmente os atrairão para sua marca. É mais do que provável que escolham fazer compras em outro lugar na próxima vez. 

sacolas de kraft personalizadas

Um design de embalagem de produto forte é a ferramenta mais eficaz para manter as mercadorias seguras em trânsito para evitar esse pior cenário. A utilização de embalagens personalizadas como caixas personalizadas e sacolas de kraft personalizadas pode fazer com que você aumente suas vendas e fidelize seus clientes, tudo por conta da qualidade que você mostra.

Diferenciando sua marca dos concorrentes

Tanto o varejo online quanto offline se tornou incrivelmente saturado com marcas que vendem produtos semelhantes ou iguais. Nesse cenário, uma identidade de marca memorável é a chave para atrair a atenção de seus clientes-alvo. Sem um design de embalagem atraente, é improvável que você fique na mente dos consumidores.

Criando uma experiência memorável para o cliente 

Na era das mídias sociais, a embalagem do produto é parte integrante da sua estratégia de marketing (sem trocadilhos). É um ponto de contato valioso na jornada de compras que ajuda a impulsionar o comportamento de compra recorrente, oferecendo aos seus clientes uma experiência pós-compra nova e agradável. 

Como você seleciona um bom design de embalagem de produto?

Quando o design da embalagem do seu produto requer uma atualização, pode ser difícil saber por onde começar. Em última análise, projetar embalagens de produtos eficazes se resume a responder a três perguntas-chave:

  • Para quais produtos você precisa de embalagem?
  • Quem é seu público alvo?
  • Onde / como sua embalagem está sendo usada?

Todas essas áreas envolvem uma consideração cuidadosa para garantir que seu projeto seja adequado às suas necessidades. Então, vamos dar uma olhada mais de perto em cada questão em profundidade:

Para quais produtos você precisa de embalagem?

Seu catálogo de produtos deve ser sempre o ponto de partida para um novo design de embalagem. Eles serão algumas das principais considerações logísticas que ditarão o tipo de embalagem de que você precisará, como:

  • Quão grandes / pequenos são seus produtos?
  • Quão leves / pesados ​​eles são?
  • Algum produto é classificado como item frágil?
  • Há algum regulamento que você deva seguir para envio / manuseio?
sacolas de kraft personalizadas

Por exemplo, produtos pequenos e leves, como joias, são mais adequados para embalagens mais finas, como envelopes de mala direta, em vez de caixas de papelão. Isso reduzirá o peso de seus pacotes para custos de envio mais baratos. Também evita que você precise usar grandes quantidades de enchimento de embalagem para impedir que os itens se movam em trânsito.

Quem é seu público alvo?

O segmento de mercado que você está alvejando terá uma grande influência no design da embalagem do seu produto. Afinal, nem todos os designs de caixa são iguais. Há uma grande diferença entre seguir a rota da Amazônia com papelão genérico e uma caixa impressa personalizada. O design mais adequado será ditado pelas preferências de seu cliente ideal.

Se você é um varejista sofisticado, seu cliente provavelmente espera embalagens de alta qualidade com elementos mais luxuosos, como lenços de papel ou fitas. Mas se você é uma marca ecologicamente correta que coloca a sustentabilidade no centro de sua estratégia de marca, esses enfeites podem ser considerados desnecessários e um desperdício. 

Em suma, o design da embalagem deve refletir os valores do cliente e o que eles procuram nas marcas que oferecem. Isso ajuda a fornecer confirmação e garantia de que eles tomaram a decisão de compra certa.

Onde / como sua embalagem está sendo usada?

Se você for um comerciante de comércio eletrônico, suas considerações sobre embalagem serão muito diferentes das de um varejista tradicional. O design da embalagem do produto para a prateleira da loja trata da estética e de como atrair os consumidores a interagir com os produtos. Mas a embalagem para pedidos online requer um foco maior na durabilidade e nos custos de atendimento.

Uma caixa grande e colorida ficará impressionante na porta do seu cliente. Mas sua empresa terá que engolir algumas taxas pesadas das transportadoras devido à quantidade de espaço que o pacote ocupa em uma van de correio. Multiplique isso por centenas de pedidos e sua escolha de embalagem de produto pode começar a cortar as margens de seu produto. É por isso que você precisa considerar cada estágio do processo de atendimento ao escolher o melhor design de embalagem para o seu negócio.

Tipos de embalagem de produto

Depois de decidir sobre os requisitos de design e desempenho necessários, é hora de escolher a embalagem do seu produto. Há uma variedade de soluções de embalagem disponíveis e sua adequação dependerá das especificações do produto e da estética da marca.

A embalagem do produto pode ser dividida em dois tipos principais; embalagem externa e embalagem interna. A embalagem externa é o que protege seu produto durante o processo de trânsito. A embalagem interna envolve seu produto dentro da embalagem externa para garantir que ele não se mova. A embalagem interna também pode ter uma finalidade estética, ou seja, criar uma revelação de produto empolgante.