A importância do serviço de entrega no comércio eletrônico

Quando você administra um negócio de comércio eletrônico, uma coisa que você absolutamente precisa acertar é a entrega. As necessidades dos clientes mudaram drasticamente, com a maioria agora esperando um serviço de entrega rápido e confiável, é necessário otimizar seus processo para que os produtos comprados pelos seus clientes, sempre cheguem em perfeito estado e de maneira rápida.

Se você está procurando melhorar seu atendimento ao cliente e impulsionar seus negócios, prestar atenção ao seu processo não só de entrega, mas também na organização do seu estoque, na emissão de boletos é fundamental para o seu sucesso. Aqui, você descobrirá por que o serviço de entrega é tão importante no comércio eletrônico e como garantir que ele seja o melhor possível.

Por que a entrega é tão importante?

A entrega de mercadorias demorava 7 a 10 dias úteis, com muito poucas opções disponíveis para os clientes. No entanto, à medida que a tecnologia evoluiu, também evoluiu o número de métodos e opções de entrega.

Os clientes hoje têm muitas opções no que diz respeito ao recebimento dos produtos que compram online. Isso levou a uma mudança total de atitude em relação a como o processo de entrega deve funcionar. As entregas no dia seguinte não são mais apenas uma vantagem, elas são realmente esperadas. Portanto, se sua empresa não oferece várias opções de entrega, pode estar perdendo muitos clientes em potencial.

emissão de boletos

A entrega também é a última impressão que um cliente tem de sua empresa. Portanto, se eles tiverem um problema, isso os deixará com uma visão negativa de sua marca e provavelmente não comprarão de você novamente.

Existem até empresas que oferecem entrega no mesmo dia em locais geográficos específicos. Essa expansão da entrega está ocorrendo ja no Brasil, com maior foco no mercado de alimentos online.

Maneiras de melhorar seu serviço

Existem muitas maneiras de melhorar seu serviço de entrega, não importa o tipo de comercio eletrônico, seja uma loja de informática ou um e-commerce de roupas não importa. As cinco melhorias principais são declaradas abaixo:

Variedade de opções de entrega

Se ainda não o fez, certifique-se de adicionar uma série de opções de entrega para seus clientes escolherem. Conforme mencionado anteriormente, a entrega no dia seguinte tornou-se a norma e qualquer empresa que não oferecer isso sentirá as repercussões nas vendas. Quanto mais opções você fornecer, mais satisfeitos seus clientes ficarão.

Escolha a empresa de logística certa

Há um erro caro que você pode cometer com o serviço de entrega: escolher o correio errado. Não olhe apenas para o custo ao escolher o correio certo para sua empresa. Você precisa garantir que está usando um serviço de correio acessível, mas confiável, para manter seus clientes satisfeitos. Algumas pequenas empresas podem administrar seu serviço de entrega sozinhas, mas quando os pedidos aumentam, uma empresa grande é vital para diminuir o estresse e permitir que você se concentre em outras partes do negócio.

Rastreamento de encomendas

Uma grande quantidade de pedidos pode causar confusão, por isso é recomendado que os pacotes sejam rastreados. Isso permite que a empresa monitore cada pacote que é enviado e, se ocorrer um problema, isso pode ser corrigido rapidamente, já que o último paradeiro do pacote é conhecido.

Preço de entrega

Os clientes apreciam particularmente as opções de entrega grátis ou com desconto. Muitas empresas oferecem entregas gratuitas se um cliente gastar uma determinada quantia. As ofertas de entrega especial podem incentivar gastos adicionais e atrair mais clientes para o seu negócio. Pode ser a diferença entre um cliente ir a outro lugar para comprar o mesmo produto. Embora possa parecer que você está perdendo dinheiro, os preços de entrega reduzidos podem aumentar as vendas.

Satisfação do cliente

Os clientes são o fator mais importante em negócios de e-commerce e, portanto, a satisfação do cliente deve ser a principal prioridade em tudo o que você faz. Isso não é diferente ao fornecer um serviço de entrega. Os clientes desejam comunicação desde o início de sua experiência. Isso inclui a oferta de opções de serviço de entrega claras no site e a confirmação do pedido após a compra na tela e por e-mail. 

Os clientes contam com atualizações e isso mostra a eles que uma empresa se preocupa com eles recebendo sua entrega. As entregas podem fazer com que o cliente planeje seu dia em torno delas, portanto, fornecer um intervalo de tempo para a entrega pode garantir que os clientes fiquem satisfeitos com sua experiência e comprem com você novamente.

No e-commerce, sua reputação é tudo. Quando você fornece um serviço de entrega de baixa qualidade, isso terá um impacto significativamente negativo em sua reputação. A mídia social permite que os consumidores expressem sua raiva, portanto, garantir que você não ofereça um serviço de entrega ruim é muito importante. Mesmo que apenas um cliente escreva uma crítica negativa sobre seu serviço de entrega, isso impedirá que outras pessoas comprem de você. Portanto, se você está procurando ter sucesso, é fundamental seguir as dicas acima e trabalhar para melhorar o seu serviço de entrega o máximo que puder.