Câmeras de monitoramento estão cada vez mais tecnológicas

Mercado oferece modelos com diversos recursos para a sua segurança

As câmeras de segurança já são antigas conhecidas do consumidor, que as utiliza para resguardo de residências e imóveis comerciais, como lojas e escritórios. Independentemente do local a qual elas serão instaladas, o objetivo é trazer mais segurança e inibir qualquer pessoa mal-intencionada.

Os equipamentos de segurança vêm se modernizando ao longo dos anos, para que tenham um índice maior de proteção, com as câmeras não é diferente.

Hoje elas são desenvolvidas para gravar por longas horas e mandar essas imagens a uma central de armazenamento, realizando um backup remoto para que as gravações não sejam perdidas. O aparelho também consegue captar imagens mesmo no escuro, isso por conta de seus sensores infravermelho, que são destinados exatamente para essa finalidade.

Por conta disso, muito mais pessoas vão em busca desse sistema, já que ele se mostra bastante eficiente na proteção de imóveis. Outro ponto é que as câmeras podem ser aliadas a outros equipamentos, de modo a aumentar o nível de segurança no local. A recomendação é que um sistema de alarme ou a cerca elétrica também sejam implantados junto as câmeras.

Inovações já atingem o equipamento

Não é de hoje que as câmeras são utilizadas para vigilância, mas elas estão apresentando cada vez mais inovações importantes. Existem alguns modelos comercializados no mercado, que trazem recursos diversos e melhoram o funcionamento da câmera, a imagem e muitos outros pontos. Tudo isso é pensado para que a segurança trazida por elas, seja aumentada.

Entre os modelos, a câmera IP é um tipo que você pode acessar e controlar de qualquer rede, como LAN e Intranet. Esse modelo é um dos mais usados para projetos de segurança atualmente, uma vez que ele não necessita de nenhum software específico para ser instalada.

O nome IP indica que a câmera tem o seu próprio endereço, por isso não a instalação e manuseio ocorre dentro de uma rede.

Um ponto negativo é que esse equipamento é um pouco mais caro do que o convencional, mas está começando a apresentar um valor mais acessível para uso doméstico, isso se deve por conta de a demanda estar aumentando.

Outro sistema que vem ganhando espaço é o de vídeo analítico – ou video analytics, no inglês. O equipamento possui softwares e algoritmos avançados, que funcionam com inteligência artificial. Essa tecnologia permite uma análise automática do que é capturado pela câmera. Com isso, o sistema consegue identificar invasões, fluxo de pessoas, suspeitos circulando e entre outras situações.

Embora seja um equipamento caro, mais até que a própria câmera IP, esse tipo de aparelho já está sendo implantado para uso doméstico, então é possível que daqui alguns anos ele seja barateado, ainda mais com as muitas inovações que chegam ao mercado e que tornam essas câmeras obsoletas.

De todo modo, as câmeras precisam ser instaladas por um técnico especializado, uma vez que se trata de um sistema bastante delicado. E também, porque contratando uma empresa você garante todos os recursos que o sistema pode oferecer, como um central de armazenamento.