Como escrever um relatório de Geografia

Escrever um relatório geográfico pode parecer uma tarefa difícil, mas na verdade é bastante simples. O primeiro passo é identificar o assunto ou questão de pesquisa. Em seguida, colete e analise os dados para responder à sua pergunta ou explorar o seu assunto. 

Com algumas etapas simples, você pode organizar e relatar de forma rápida e clara as descobertas de sua investigação para o público.

Com essas dicas fazer o seu relatório de Geografia não vai ser difícil. Ainda se você está estudando para seguir carreira militar da marinha

Identifique o assunto ou questão de pesquisa

Seu professor  pode atribuir a você uma questão de pesquisa ou assunto, ou você pode escolher o seu próprio. O assunto ou pergunta deve ser muito específico e focado. Considere o escopo e as limitações da investigação.

Por exemplo, a pergunta poderia ser: “Quais fatores contribuem para os deslizamentos de terra? 

Desenvolva estratégias para responder perguntas e explorar o assunto

Você simplesmente precisa comparar os dados ou vai precisar trabalhar no campo? Descubra como coletar os dados de que você precisa e tome as providências para isso.

Por exemplo, você pode precisar estudar a ecologia de vários locais que são propensos a deslizamentos de terra.

Obtenha todas as informações que você precisa

Você deve coletar pelo menos 2 tipos de informação: primária (conversando com pesquisadores)e secundária (estatísticas, relatórios e outros materiais publicados). 

Sempre escolha fontes confiáveis de informação.

Analise os dados

Dependendo da sua pesquisa, você pode precisar fazer gráficos de dados ou analisar estatísticas ou notas de observação. Avalie o que os dados significam em termos de sua questão de pesquisa ou assunto. 

Sua pergunta foi respondida completamente ou seu assunto foi totalmente explorado? Procure relacionamentos, padrões e tendências entre os problemas e ideias que você explorou.

Para escrever: Utilize o primeiro parágrafo com uma frase de tópico

A primeira frase de cada parágrafo deve indicar do que trata o parágrafo. 

As frases subsequentes devem explicar o tópico com mais detalhes e fornecer evidências. Dessa forma, você passa informações gerais e específicas.

Por exemplo, uma frase de tópico poderia ser: “A precipitação acima da média contribui para aumentar a probabilidade de deslizamentos de terra”. As sentenças subsequentes podem discutir o quanto a probabilidade é aumentada com base na quantidade de chuva e como isso foi determinado.

Detalhe suas descobertas 

 Explique como você coletou dados e informações para sua investigação. Liste os métodos usados, como pesquisa ou teste de laboratório, bem como as fontes, como relatórios de laboratório ou entrevistas. Diga ao público o que você observou ou descobriu e tire conclusões com base nos fatos.

Forneça evidências precisas e específicas

O suporte de evidências deve ser relevante e detalhado. Estatísticas, relatórios de laboratório e conclusões matemáticas são exemplos de boas fontes de evidência.

Inclua materiais ou mídia relevantes

Você pode ter gráficos, tabelas ou imagens que ajudam a explicar o seu assunto. Em caso afirmativo, inclua-os nos e identifique-os claramente. 

Não se esqueça de discutir os materiais no texto também para explicar seu significado. Mapas ou fotografias da área podem ser particularmente úteis para um relatório geográfico.

Por exemplo, inclua uma foto de um deslizamento de terra e liste onde e quando ele ocorreu.

Termine com uma conclusão forte 

Repita a pergunta ou o assunto e, a seguir, resuma os métodos usados ​​para responder à pergunta ou explorar o assunto. Declare suas descobertas e discuta os impactos ou ramificações de sua pesquisa. Use sua conclusão para conectar todas as informações que você forneceu.

Por exemplo, liste todos os fatores que contribuem para um deslizamento de terra. Discuta como os deslizamentos de terra afetam as populações animais e humanas, bem como seu impacto no meio ambiente.

Conclusão

Com essas dicas fazer o seu relatório de Geografia vai ser bem mais fácil, agora é só anotar e colocar em prática.

Ficou com dúvida ou tem novas sugestões de temas, deixe abaixo nos comentários.