Como estudar e tirar boas notas na escola

Um dos desafios para aqueles que estão na corrida estudantil é tirar boas notas. De fato, para que isso aconteça, o aluno precisa focar e dedicar um tempo especial para os estudos. Assim, separar algumas horas do dia para reler a matéria, tirar dúvidas e buscar novos conhecimentos é essencial para quem quer alcançar boas médias na escola.

Dicas para estudar para o Enem e garantir sua vaga no Prouni 2019

Mas, parece que todas essas ações ficam apenas na cabeça dos estudantes. Elas não se concretizam. Muitos falam que precisam estudar mais, que precisam tirar uma nota melhor… Porém, não sabem por onde começar para conseguir atingir esses objetivos.

Se esse é o seu caso, não há mais desculpas. Hoje, preparamos esse artigo com dicas mais que especiais para que você consiga superar todas as barreiras na hora de estudar. Com essas dicas, você conseguirá ter noções do que fazer para conseguir estudar mais e tirar boas notas na escola.

Artigo relacionado: Resultado do Programa Universidade Para Todos

Mas, é fundamental lembrar que nenhuma dessas dicas terá efeito se você não levantar e começar a agir. Portanto, o primeiro passo, se não o mais importante, é manter o foco e ter atitude.

  • Separe algumas horas do seu dia para estudar

Existem indivíduos que possuem total disciplina e que conseguem separar horas para estudar, sem falhar nenhum dia. Algumas ficam três, quatro, cinco horas estudando. Mas, para quem está começando agora, o ideal é estudar menos tempo até conseguir pegar o ritmo dos estudos. Assim, separe, pelo menos, 30 minutos diário para rever a matéria estudada e para ler sobre os assuntos que foram tratados na aula daquele dia. Isso te ajudará a fixar melhor os conteúdos.

  • Evite estudar com o celular por perto

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha celular. Até mesmo as crianças e adolescentes já estão conectados, coisa que há anos atrás não se via. Mas os tempos mudaram. O celular pode ser considerado um aliado ou inimigo dos estudos e quem vai determinar isso é você! Se você não consegue se desligar das redes sociais, a dica é que, na hora de estudar, mantenha o celular longe ou se preciso, desligue-o. Assim, a sua atenção será exclusiva.

  • Faça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos funciona da seguinte maneira: Para cada dia da semana, você fará um planejamento de estudo. Algumas pessoas, por exemplo, segue um cronograma de Dia-Matéria. Assim, em cada dia da semana, elas estudam uma matéria diferente. Mas, se você preferir, em um mesmo dia, você pode estudar mais de um tema, separando, um tempo especial para cada uma delas.

  • Vença a preguiça

É fato que o inimigo número 01 de todos os estudantes é a preguiça de estudar. Então, se o seu objetivo é tirar boas notas, você vai ter que vencer a preguiça diária dos cadernos e livros. Para isso, use toda a sua determinação e atitude. Pegue os livros, pegue seus cadernos e dê o primeiro passo. Com o tempo você perceberá que estudar é mais prazeroso do que se imagina.

 

Deixe um comentário