Como fazer portabilidade? – Aprenda duas maneiras fáceis de realizá-la!

Como fazer portabilidade? O que é preciso fazer para conseguir realizar uma portabilidade? A portabilidade de número de telefone fixo ou móvel pode ser realizada sem ter que sair de casa? Existe alguma maneira de fazer a portabilidade online ou através de atendimento via telefone da operadora de destino da portabilidade? Posso ter um telefone da Claro sendo um ex-cliente da TIM?

Ter um plano de telefonia móvel não é mais uma escolha, mas sim algo necessário. É claro, é preciso admitir que não é mais tão necessário como no passado, quando tínhamos acesso ao mundo externo somente via ligações, sendo essas ainda muito restritas e que traziam dificuldade ao cliente.

Regras como ligar somente para dentro do estado em que mora, ligar somente para números da mesma operadora, e até mesmo em planos menores, a possibilidade de ligar somente para números dentro da própria cidade, eram coisas reais e que dificultavam e muito a vida de quem precisava realizar uma grande quantia de ligações.

Nos dias atuais, a nossa dependência da linha telefônica e rede de dados móveis está cada vez menor. Tudo isso acontece devido a termos acesso a internet em praticamente todo lugar que vamos, a um simples toque da tela de conexão via wifi: podemos ligar para alguém do outro lado do mundo que não vamos pagar por isso.

Porém, ainda necessitamos da linha telefônica e dos dados móveis quando estamos na rua ou em um local distante, sem acesso a internet. Com isso, surgem as operadoras, que podem estar te deixando de cabelo em pé, e por isso lhe surgiu à vontade de realizar uma portabilidade. No conteúdo de hoje, ensinaremos a você como fazer portabilidade. Leia conosco e aprenda em detalhes, vamos lá!

O que é portabilidade?

Antes de ensinarmos você a como fazer portabilidade, primeiro vamos explicar mais sobre o assunto. É algo bem simples e fácil de ser resolvido, mas algo totalmente estranho para algumas pessoas. Caso já saiba do que se trata a portabilidade, então pule para o próximo tópico, onde ensinamos a realizá-la.

A portabilidade é um serviço que todas as operadoras de telefonia, seja fixa ou móvel, oferecem aos seus novos clientes, que estão cansados da sua operadora antiga. Basicamente, o processo de portabilidade ocorre quando você troca de operadora de telefonia – novamente, independentemente se for telefonia fixa ou móvel – mas mantém sua linha atual, com o mesmo número.

Dessa forma, a portabilidade ocorre sempre que você está insatisfeito com os serviços de uma operadora. O processo é simples: você troca de operadora, mas mantém seu número de contato, sendo uma ótima opção, principalmente para quem trabalha e já possui muitos clientes que o conhecem por esse determinado número.

Como fazer portabilidade?

Afinal, como fazer portabilidade? Você já sabe do que se trata, agora só falta entender sobre seu funcionamento na prática. Como mencionado anteriormente, é um processo bem simples e que qualquer pessoa pode realizar rapidamente. Você apenas precisa ter a disposição de fazê-lo, e considerando que você já está insatisfeito com sua operadora atual, é bem provável que você tenha essa disposição.

Como fazer portabilidade? Você tem duas maneiras:

Visite uma loja da nova operadora

A forma mais indicada e fácil de fazer uma portabilidade e já sair com um plano novo, é visitando uma loja da nova operadora. Por exemplo, se você tem um número da TIM, e deseja realizar a portabilidade de número para a Claro, deve se dirigir até uma loja física desta última, preferencialmente a mais próxima de sua casa.

A partir daí, a única coisa que você deve fazer é escolher o seu plano, pois todo o restante do processo é feito pelos colaboradores da Claro, neste exemplo que estamos citando. Após o procedimento ter sido terminado, o seu chip já é da Claro, independentemente se você era cliente da TIM até há poucos minutos atrás.

Porém, é importante lembrar de que podem demorar alguns minutos ou poucas horas para que a linha comece a funcionar, afinal, o sistema pode demorar um pouquinho até carregar os dados do novo número. Mas, fique tranquilo, pois não demora mais do que 2 horas.

Ligue para o setor de Televendas da nova operadora

Outra maneira muito utilizada por quem não gosta de fazer as coisas presencialmente, é usar o número de atendimento de Televendas da nova operadora. Vamos continuar com o exemplo anterior, porém agora de maneira inversa: imagine que você é cliente da Claro, e deseja realizar uma portabilidade para a TIM (algo difícil de acontecer, mas que ainda sim acontece). Neste caso, você deve pesquisar o número de Televendas da TIM.

Por fim, deve seguir os comandos até chegar à parte em que você solicita uma portabilidade. Imediatamente, sua chamada será aberta por um especialista da TIM, que poderá fazer todo o processo remotamente, sem que você tenha que sair de casa. Novamente, podemos demorar entre minutos e algumas horas até que sua linha seja ativada de forma definitiva. Até a próxima!