Como saber se o banco é confiável

Como descobrir se determinado banco é confiável para realizar investimentos? Geralmente os grande bancos do Brasil são fontes seguras e já estabelecidas, nos quais você pode realizar movimentações. Mas em relação aos bancos menores?

Os bancos pequenos são menos conhecidos e por esse motivo precisam atrair mais investidores. As vantagens a serem oferecidas por eles devem ser maiores do que as das grande financeiras e bancos de grande porte, que já são reconhecidos pelo grande público.

Mas como saber se o banco no qual você irá abrir uma conta, investir ou realizar qualquer outro tipo de ação é realmente confiável?

Bancos do Brasil: porque investir em bancos de pequeno porte?

Muito já se conhece sobre os bancos maiores e sua reputação. Geralmente eles são mais seguros e dessa forma conquistam uma maior confiabilidade do público.

Já que o nome do banco é um fator bastante atrativo, o que os menores bancos precisam fazer para entrarem no mercado, de forma competitiva? Oferecer uma maior rentabilidade ao seu investidor.

Algumas pessoas acreditam que os grandes bancos do Brasil são os únicos confiáveis, e que os pequenos são bastante arriscados.

Existem cinco grandes bancos do Brasil que são reconhecidos, e quando surge a oportunidade de investir num menor, os investidores desistiram de investir por medo de arriscar.

Os pequenos e médios bancos são chamados assim por conta do patrimônio líquido e da gama de produtos oferecidos, que geram uma maior rentabilidade que os maiores.

Levando essa informação em consideração, é mais rentável investir nos bancos menores do que nos maiores, mesmo que ele seja mais reconhecido.

O que fazer se o banco quebrar?

Outro motivo que faz com que as pessoas desistam de investir em bancos do Brasil é o medo da instituição quebrar e a pessoa não receber retorno algum.

No entanto, é possível investir em bancos menores e ter a garantia e segurança de que o dinheiro aplicado não será perdido.

Para tal, é preciso que você escolha inicialmente um tipo de investimento que participe da Garantia FGC, que é o Fundo Garantidor de Crédito. Através dele, é possível aplicar com mais segurança seu dinheiro e ter a certeza de que será coberto pelo fundo.

Entende-se o FGC como uma entidade privada e sem fins lucrativos que gere um fundo voltado para aquelas pessoas pessoas que investem, possibilitando a recuperação do dinheiro investido, caso haja falência da empresa, liquidação ou intervenção.

Portanto, é possível investir em bancos pequenos e grandes, com segurança e confiabilidade.