Consultar CPF pelo nome e data de nascimento é possível? Descubra!

Sim, um processo anteriormente árduo e demorado tornou-se otimizado com o avanço tecnológico. Há alguns anos, consultar CPF pelo nome envolvia uma série de processos.





Primeiro, porque o acesso era feito através de fichas  que só podiam ser consultadas em setores públicos credenciados. Segundo, porque diferente de hoje, somente o dono do documento podia ter acesso aos dados do mesmo.

A consulta de CPF hoje é acessível por qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, desde que a mesma tenha acesso à internet. Mas, existem determinados limites que não podem ser ultrapassados.

Algumas regras existem no que tange a dados pessoais. Consultar CPF pelo nome não é uma pesquisa simples, feita por qualquer pessoa. Salvo, se a mesma abrir mão de ferramentas e sites seguros na internet.

No entanto, existe um monitoramento legal que você pode utilizar sem correr riscos. Essa opção que mostraremos garantirá que sua consulta seja realizada com sucesso, sem investimento financeiro e em pouco tempo.

CPF: A chave que abre portas

Você já parou pra pensar na quantidade enorme de pessoas com o mesmo nome que existem espalhadas por todo Brasil? Justamente por esse motivo buscar informações somente com o nome pode ser uma tarefa árdua.

Uma tarefa, na verdade, quase impossível devido ao fato de existirem pessoas homônimas. Por isso a necessidade do número ao se consultar o CPF pelo nome.

Quando se tem essas informações em mãos utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas em mãos automaticamente se obtém a chave para conseguir as informações precisadas, assim como segunda via de seu CPF.

Sendo assim. Em caso de perda por roubo ou acidente ele pode ser recuperado.

Há outros meios de realizar a consulta?

Como mencionado, consultar CPF pelo nome é difícil. Afinal, são milhares de pessoas com nomes idênticos e que muitas vezes, coincidem de nascerem na mesma data e local.

O que te formará um indivíduo único, perante a lei e a sociedade, o que lhe faz ser diferente de qualquer outro cidadão é exatamente o documento de CPF.

No entanto, qualquer empresa que esteja cadastrada na receita federal poderá acessar os dados e consultar CPF pelo nome para você lhe informando. Desde que, seja realmente credenciada, ou seja, possua CNPJ.

Esse é o registro que trará segurança para você no ato da consulta. Realizar a consulta em empresas não credenciadas pode lhe gerar problemas caso as mesmas usem seus dados para algum fim ilícito.

Conhecendo a empresa habilitada com CNPJ, caso ocorra esses “incidentes” há como recorrer judicialmente. Mas, essa não é uma preocupação prioritária tendo em vista as muitas empresas sérias que podem consultar CPF pelo nome.

Na verdade, qualquer empresa que se preze e que trabalhe diretamente com transações cliente-empresa, costuma antes conhecer a situação dos clientes com o qual pretendem negociar, por exemplo.

Por fim, juízes também podem autorizar o acesso aos dados do cadastro físico de qualquer indivíduo, podendo assim consultar CPF pelo nome desde que o fim seja de cunho judicial.

Leave a Comment