Cuidados para ter com o ar-condicionado

Ao longo dos anos, a tecnologia só inovou nos produtos para facilitar nossas vidas. Dessa forma, o ar-condicionado se tornou imprescindível em alguns ambientes. No entanto, esse aparelho requer alguns cuidados básicos para sua funcionalidade correta.

O primeiro deles é ter uma Anotação de Responsabilidade Técnica, ou laudo técnico para ar-condicionado. Esse é um laudo que mostra a correta higienização do aparelho, além de identificar falhas e irregularidades. Ele é necessário para saber que o ar-condicionado está em perfeitas condições para uso.

Já no cotidiano, há alguns cuidados que você deve tomar com o ar-condicionado. Confira quais são eles na continuação do artigo. 

1. Filtro sujo

Não é recomendado deixar o filtro do ar-condicionado sujo ou entupido. Isso faz o ar não entrar direito. Pouco a pouco, isso também faz com que o ar-condicionado não tenha mais tanta eficiência e capacidade de alterar a temperatura do ambiente.

Caso você não limpe o filtro faz muito tempo, realize a tarefa o mais rápido possível. Os filtros de ar devem ser limpos mensalmente. Se o aparelho ficar sempre ligado, as limpezas devem ser mais frequentes.

2. Vazamento de ar quente

Depois de um período de utilização, verifique as vedações em torno do ar-condicionado para saber se o ar quente está entrando ou se o ar frio não está saindo. Caso você note alguma falha, entre em contato com uma assistência técnica para resolver o problema. Evite tentar resolver você mesmo com soluções caseiras. Isso pode danificar seu aparelho.  

3. Configuração errada do termostato

O problema de a temperatura não estar esfriando um local muito quente pode ter a ver com uma configuração errada no termostato. Mesmo os aparelhos split ou multi split são mais eficazes para controlar o clima de maneira ideal para locais grandes. Caso seu termostato seja programável, tenha certeza de que ele está atendendo suas necessidades.

4. Não fazer a manutenção anual

A manutenção de ano em ano é fundamental para o ar-condicionado funcionar bem. Além disso, ela também serve para prevenir várias falhas e ajuda a economizar energia. O ideal é contratar um profissional para realizar a manutenção e verificar detalhes como as conexões, a higienização periódica das serpentinas, fazer a limpeza preventiva e verificar se o ar-condicionado está ligado corretamente.

5. Lâmpadas ou TV muito próximos do aparelho

Não deixe lâmpadas, televisões e outros itens que esquentam perto da evaporadora, que é a parte interna do ar-condicionado. O termostato tende a detectar o calor. Dessa forma, o aparelho só trabalhará com mais esforço.

Caso a condensadora, que é a parte externa do aparelho, esteja instalada em uma parede que bate muito sol, o trabalho será muito maior para resfriar o local climatizado. Por isso, a condensadora não deve pegar sol.

Conclusão

Um ar-condicionado é muito bem-vindo em épocas de temperaturas mais excessivas. No entanto, como qualquer aparelho, ele requer cuidados para funcionar bem e durar bastante também. Não deixe de procurar uma assistência técnica especializada em caso de problemas e cuide bem do seu aparelho.