Dicas para comprar o primeiro apartamento – Saiba aqui!

Comprar um apartamento não deve ser feito sem o mínimo de organização e preparação, e se você está pensando em ter a tão sonhada casa própria, separamos aqui dicas para comprar o primeiro apartamento que podem te ajudar muito!

Como é uma decisão que envolve um investimento alto, é essencial fazer tudo com muita calma e avaliando os mínimos detalhes.

Ao longo do processo de compra, você vai passar por várias etapas, e em cada uma delas, você precisa fazer escolhas e passos a seguir.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos um pequeno guia com dicas para comprar o seu apartamento ideal e sem correr nenhum risco!

Veja: O Que é Empréstimo Pessoal e Como Solicitar?

Dicas para comprar o primeiro apartamento

Se o seu sonho é ter sua casa própria, vale a pena dar uma olhada nessas dicas para comprar o primeiro apartamento:

Que tipo de apartamento você deseja?

Definir os critérios do apartamento que você quer comprar é o primeiro passo, e geralmente são baseados nas suas necessidades e desejos.

A lista desses itens pode ser um pouco longa, mas vai ajudar a ir filtrando os imóveis:

  • Tenho preferência por algum bairro?
  • Quantos quartos?
  • Com ou sem garagem?
  • Faço questão de um condomínio com toda estrutura?
  • É fundamental ter comércio perto?

Não importa se você está procurando sozinho ou com a ajuda de uma imobiliária em Goiânia, todas as respostas a essas perguntas vão otimizar seu tempo, além de evitar visitas inúteis.

Qual o seu orçamento?

Você também precisa definir qual o seu orçamento: tem um valor para pagar à vista ou vai precisar financiar?

Existem apartamentos que correspondem aos seus critérios e outros não, e assim, você pode ir descartando os imóveis onde seu orçamento não se encaixa.

Além disso, no caso de financiamento, é preciso estudar muito bem para saber se você terá condições de arcar com o valor da prestação.

Contar com a ajuda de um corretor de imóveis

A vantagem de contar com a ajuda de um corretor de imóveis é que ele fará a pesquisa de imóveis que atendam às suas necessidades.

Ou seja, com base nos critérios que você definiu como importantes, ele vai te apresentar somente apartamentos que se encaixem nesses critérios.

Mas isso não significa que você possa olhar sites de outras imobiliárias, até para saber como está o mercado.

Fazer um planejamento financeiro

Entre as dicas para comprar o primeiro apartamento, é indispensável fazer um planejamento financeiro.

Se você tiver o dinheiro para pagar à vista ou financiar, tenha em mente que você terá outras despesas, como a compra de móveis, eletrodomésticos, a mudança…

A ideia aqui é não contrair dívidas, e ao ter esse controle financeiro, você pode pensar em diminuir os seus gastos, sempre com o objetivo de ter algum dinheiro guardado para alguma emergência.

Visite o imóvel em diferentes horas e dias da semana

Apesar de você poder ver fotos na internet e até fazer um tour virtual pelo apartamento, nada substitui a visita presencial.

O ideal é visitar o imóvel em diferentes horas e dias da semana, pois assim, você tem uma ideia melhor não só do imóvel em si, mas de toda a dinâmica do bairro, se é seguro, se tem boa acessibilidade, etc.

Verifique se o imóvel tem dívidas

No caso de imóveis usados, é essencial verificar toda a documentação para saber se não existe nenhuma dívida, por exemplo, IPTU e condomínio.

Tenha em mente que o investimento é alto e tudo o que você menos precisa nessa hora é dor de cabeça.

Agora, se optar por um imóvel na planta, vale também procurar saber sobre a reputação da construtora, se existe alguma reclamação.

Leia com muita atenção o contrato

Por fim, dedique um tempo para ler todo o contrato, e se possível, peça a ajuda de um advogado ou alguém da sua confiança.

Aqui tem outra vantagem de comprar o apartamento por meio de uma imobiliária, pois eles contam com um departamento jurídico para isso.

Conclusão

Com todas essas dicas para comprar o primeiro apartamento, você vai poder ter a sua tão sonhada casa própria em total segurança!