Dicas para utilizar bem as lentes de contato pela primeira vez

As lentes de contato são uma ótima alternativa para quem não quer usar óculos sempre. As correções oftalmológicas oferecidas pelas lentes de contato são amplas, como para miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Portanto, antes de pesquisar lente miopia na internet para contar com todos os benefícios de lentes de contato, confira dicas para utilizá-las bem pela primeira vez.

1 – Consulta oftalmológica é muito importante

Antes de utilizar lentes de contato, é importante passar por uma consulta com o oftalmologista para avaliar a possibilidade de utilização das lentes e receber orientações de um especialista para indicar quais são as melhores opções, além de aprender como manusear e realizar corretamente a limpeza. Você também vai entender se as melhores lentes para você são as gelatinosas, tóricas ou rígidas.

2 – Mantenha o cuidado com a higienização

O local para colocar as lentes de contato precisa ser higiênico e contar com boa iluminação. É comum colocar lentes de contato no banheiro, com o uso do espelho, mas tome cuidado. Utilize um tampão no ralo para evitar a perda das lentes de contato.

3 – Tenha paciência

O processo de colocar e retirar lentes de contato é muito rápido para quem já está acostumado. No entanto, no início, você vai precisar de paciência para pegar prática. Os olhos precisam se acostumar com as lentes de contato sem lacrimejar e piscar.

Além disso, pode ocorrer um desconforto no começo, mas isso é facilmente resolvido pelo oftalmologista, que pode indicar um colírio correto para você.

4 – Faça acompanhamento

Se você tiver dúvidas sobre como tirar, colocar e manusear as lentes de contato, sempre tire suas dúvidas com o oftalmologista. Como já dito, no período de adaptação é normal sentir certo desconforto. Se isso não passar ou você estiver com muitas dificuldades para se acostumar com as lentes de contato, marque uma consulta com o médico para avaliar a situação de forma profissional.

5 – Use as soluções oftalmológicas indicadas

É recomendado seguir à risca as recomendações do oftalmologista, principalmente sobre a limpeza das lentes. Além disso, o estojo de armazenamento também deve permanecer limpo, para você guardar as lentes de contato com a solução indicada pelo médico.

Importante ressaltar que não haja negligência na higienização das lentes, já que isso pode acumular resíduos e bactérias nas lentes e causar problemas nos olhos.

6 – Tire todas as suas dúvidas

Inserir um novo hábito no cotidiano leva tempo. Exige conhecimento e prática. Isso não é diferente com lentes de contato. Nas consultas com o oftalmologista, não deixe de tirar todas as suas dúvidas, mesmo se elas forem banais. É o profissional que vai orientar corretamente sobre o uso das lentes de contato.

Por isso, fique atento ao prazo de validade das lentes para, nunca coloque ou retire as lentes com as mãos e unhas sujas, para ir para praia ou piscina escolher lentes descartáveis, entre outras instruções. A intenção de utilizar lentes de contato é melhorar sua saúde ocular.