Economizar em Casa Principalmente Economizar o Gás de Cozinha

Aprenda como economizar em casa só se atentando ao modo de usar o gás de cozinha.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, o aumento do gás de cozinha, de julho de 2017 a junho deste ano, foi de 26, 91%.

Por conta da nova política de preços dos derivados de petróleo, a tendência é que esses preços altos continuem e até aumentem. Dessa forma, encontrar meios para economizar no gás de cozinha é a melhor maneira de evitar maiores gastos.

  • Economizando no gás de cozinha na hora de produzir alimentos

Alguns alimentos, como o feijão, demandam de tempos maiores para o seu preparo. Por isso, é aconselhável que antes de colocá-los para cozinhar, você os deixe de molho por algum tempo. E depois coloque para cozinhar na panela de pressão. Isso é essencial para economizar no gás de cozinha.

Outros alimentos, principalmente as verduras, não precisam de tanto tempo. Os nutricionistas até recomendam que eles sejam preparados no vapor e por pouco tempo. Isso ajuda na retenção dos nutrientes. Dessa forma, ao estiver preparando outros alimentos, você pode colocar um escorredor metálico em cima para fazer alimentos de fácil cozimento.

Você também pode utilizar o vapor a seu favor na hora de fazer um macarrão. Já experimentou ferver a água e deixar o macarrão nela com o fogo desligado? Faça isso e depois tampe a panela e espere alguns minutos, você verá que essa técnica é totalmente eficaz para economizar o gás de cozinha.

  • Economizando em outros aspectos

As chamas do seu fogão são ótimas indicadoras para você identificar se as bocas estão entupidas ou não. Elas precisam estar  azuis, caso contrário, você deve fazer uma boa limpeza nas bocas. Chamas vermelhas significam que há algum entupimento na boca. O que pode causar maiores gastos em seu gás de cozinha. Afinal você estará gastando o mesmo e usando menos.

Outro ponto que você deve levar em consideração é se, quando você está preparando algum alimento, as suas portas e janelas estão fechadas.  Pois a ventilação diminui a potência do cozimento e isso faz com que o alimento cozinhe devagar. A mesma dica é válida na hora de assar algo no forno. Quanto mais você abri-lo mais você irá gastar gás de cozinha.

Para economizar no gás de cozinha também invista em novas panelas. Panelas velhas, com o fundo torto dificultam a distribuição correta do calor das chamas, e isso também prejudica na produção do alimento. Apesar de ter que gastar dinheiro para comprar novas panelas, você perceberá que o valor nem se irá se comparar ao valor gasto a mais com o gás de cozinha.

Você conhece outras dicas que podem ajudar na economia de casa e do gás de cozinha? Conte para nós.

Deixe um comentário