Pular para o conteúdo

Empréstimo: Veja como não errar na hora de pedir um empréstimo

Nos dias de hoje é bem comum encontrarmos pessoas que recorrem a empréstimos para conseguir dinheiro de forma rápida e poder quitar suas dívidas. No entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para que a solicitação de um empréstimo não se torne em um pesadelo. Veja abaixo algumas delas.

Tenha um objetivo ao solicitar um empréstimo

Um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de solicitar seu empréstimo é não ter um objetivo como destino para esse dinheiro.

Antes de solicitar o seu empréstimo, tenha em mente onde será aplicado o valor: pagamento de contas, viagens ou até mesmo para investir em seu negócio.

Pesquise bem sobre as taxas e juros

Quando fazemos um empréstimo, ao fazer a devolução do dinheiro não será a mesma quantia que recebemos. Junto desse valor são agregadas taxas e juros. É muito importante que você pesquise essas taxas e juros nos bancos e financeiras antes de fechar o contrato.

Para que seu empréstimo possa ter um índice de taxas e juros um pouco mais baixos, é interessante optar em contratar um empréstimo com garantia, quando os bancos pegam seu carro ou imóvel como forma de assegurar o pagamento. Por diminuir o risco de inadimplência, as taxas e juros caem bastante.

Analise se as parcelas cabem no seu bolso

Um empréstimo sempre gera um pagamento parcelado, e com juros, dessa forma, antes de assinar o contrato, veja se o valor das parcelas cabem no seu bolso.

Uma dica é não deixar que as parcelas do empréstimo tomem mais do que 20% do seu salário bruto. Lembre-se, caso deixe de pagar as parcelas do seu empréstimo, poderá ser necessário futuramente contratar novo empréstimo para quitar o primeiro, e isso virar uma grande bola de neve.

Se você seguir essas dicas, com certeza evitará enormes problemas durante e depois de fazer o seu empréstimo. O mesmo deverá servir para amenizar suas dores de cabeça, e não aumenta-las.