Entenda os malefícios de ficar muito tempo no celular

Segundo uma matéria publicada pelo portal Gazeta do Povo, o uso excessivo de celular durante o dia por ter consequências como ansiedade, depressão, problemas de visão, dor no pescoço, má postura e dores na coluna.

Não é de surpreender que as pessoas passem mais tempo conectadas atualmente. É possível encontrar de tudo na internet. Desde um canal no Youtube interessante e engraçado até o andaime para construção civil. As pesquisas no Google para serviços de obra estão crescendo cada vez mais, devido a novos empreendimentos imobiliários e prédios sem condomínio.

No entanto, como já citado anteriormente, ficar muito tempo no celular só traz malefícios para sua saúde. Entenda mais quais são os prejuízos adquiridos por passar muito tempo no smartphone.

1 – Problemas psicológicos

Por conta de problemas no cotidiano, algumas pessoas preferem passar mais tempo no mundo virtual. Se isso acontece com você, o mundo virtual faz você se desprender da realidade para passar o tempo em redes sociais, jogos, sites, vídeos, podcasts e outras alternativas.  Essa válvula de escape para não você não se sentir sozinho pode causar dependência de aparelho celular, depressão e ansiedade.

2 – Distúrbios do sono como insônia

Os sons e as luzes emitidas pelos celulares pouco tempo antes de dormir ou durante o sono deixam o corpo em estado de alerta. Por isso, ficar no smartphone antes de dormir ou adormecer com ele ligado e emitindo ruídos pode fazer com que você não descanse por completo.

3 – Problemas estéticos

Além de problemas psicológicos e relacionados ao sono, utilizar o celular por muito tempo traz alterações físicas. Ficar com o pescoço muito para frente e inclinado para baixo altera os contornos de seu rosto e proporciona perda de elasticidade. Isso pode aumentar as chances de criar rugas e papadas.

4 – Complicações oculares

Infelizmente as letras pequenas no celular e o uso do smartphone no escuro podem acarretar problemas de visão. Dessa forma, é possível que você precise usar óculos depois de um tempo. Outra preocupação é o excesso de luz e foco, que pode ocasionar secura nos olhos e inflamações.

5 – Infecções

O celular é usado por todas as pessoas em diversos lugares como lugares públicos, banheiros, hospitais e outros. Isso faz com que seu smartphone seja um depósito de micróbios e bactérias. Isso pode ser um grande causador de doenças e infecções.

6 – Problemas de postura

Para mexer em um smartphone, você precisa inclinar o pescoço para frente. Isso pode ocasionar dores nos pescoços, nos ombros e até dores de cabeça.

7 – Dores nas mãos

Ao utilizar um smartphone é exigido o uso constante de suas mãos para mandar mensagens de texto, e-mail, fazer uso das redes sociais, entre outros. Efetuar isso por muito tempo pode causar inflamação das articulações.

Por isso, sempre que puder, sempre deixe o celular silencioso e faça outras tarefas que não exigem conexão com a internet. Vale a pena investir em momentos presenciais com amigos e familiares, além de atividades ao ar livre.