Pular para o conteúdo

Fui demitido e agora?

Perder o emprego pode ser uma das experiências mais duras da vida.

Se você foi demitido ou demitido, uma perda de emprego pode ser devastadora. Sua carreira, finanças e auto-estima podem ser duramente atingidos. Isso pode ter um impacto imediato em sua segurança e bem-estar, bem como efeitos indiretos para sua família. Mas, embora perder o emprego possa estar fora de seu controle, a maneira como você reage a isso não está. Com a determinação de se recuperar e o foco nos aspectos positivos de sua situação, você pode transformar a adversidade em oportunidade, mesmo em tempos econômicos difíceis.
Saiba quanto você irá receber, preencha o cálculo de rescisão!

Você perde mais do que apenas seu salário normal quando perde o emprego. Seu status, rotina e rede social, por exemplo, podem desaparecer rapidamente. Você também pode sofrer perda de autoconfiança e um senso diminuído de identidade e propósito.

Você pode ficar tentado a desabafar alguns desses sentimentos, mas reagir por impulso é quase sempre uma má ideia. Na verdade, se você perder o controle de suas emoções, isso pode piorar ainda mais uma situação já difícil. Aqui estão algumas ações a serem evitadas, por exemplo:

  • Desabafar com seu chefe quando eles lhe derem as más notícias. Isso pode fazer você se sentir melhor temporariamente, mas pode prejudicar sua carreira a longo prazo – especialmente se você precisar de uma referência para trabalhos futuros.
  • Criticar ex-gerentes e colegas de trabalho pelas costas. Isso também pode voltar a mordê-lo e deixá-lo com uma aparência pouco profissional, desleal ou amarga.
  • Levando a perda de emprego para o lado pessoal. Deixar ir pode causar grande sofrimento emocional. No entanto, não importa quão infeliz seja a situação para você como indivíduo, você pode ter que aceitar que sua empresa precisa se reestruturar ou reduzir o tamanho para sobreviver. Em muitos casos, seu desempenho e personalidade não terão nada a ver com a decisão.

Se você perdeu seu emprego, aqui estão 3 maneiras de se recuperar e garantir seu próximo cargo.

Descubra onde você está

Certifique-se de conhecer os direitos de seus funcionários antes de deixar sua organização. Descubra a que você tem direito, do seu empregador e do governo benefícios, pacotes de indenização e planos de pensão, por exemplo.

Além disso, pergunte sobre referências, férias acumuladas, pagamento por doença e horas extras e sua elegibilidade para seguro-desemprego e cobertura de saúde continuada.

Os pacotes de rescisão variam enormemente. Portanto, se o seu acordo não cobrir tudo o que você precisa, verifique com seu gerente. Você pode precisar de permissão para usar o laptop da empresa para pesquisas de emprego, por exemplo, ou pode perguntar se pode permanecer em meio período ou como freelancer.

Revise suas finanças

Comece escrevendo uma lista de suas principais despesas domésticas – pagamentos de hipoteca ou aluguel, contas de serviços públicos e assim por diante. Em seguida, anote todos os seus ativos e fontes de renda – sua indenização, quaisquer benefícios de desemprego, poupança e vale-refeição, por exemplo. Por fim, revise seu orçamento para se adequar às suas novas circunstâncias.

Apare quaisquer despesas desnecessárias e considere entrar em contato com os credores para refinanciar suas dividas ou reagendar quaisquer planos de pagamento. (Você pode tirar um “férias de pagamento” de hipoteca, por exemplo.)

Você também pode considerar aceitar um trabalho temporário ou freelance para trazer dinheiro a curto prazo.

Considere seus objetivos

Quando estiver pronto, comece a pensar no que quer fazer a seguir.

Se a perspectiva de retornar ao mesmo setor o atrai, pense primeiro por que você perdeu o emprego. Pode ser difícil prever o que acontecerá a seguir em seu setor (e na economia em geral), mas faça o possível para resistir a movimentos que possam colocá-lo de volta na mesma situação alguns anos depois.

Invista em seu futuro

Com o valor a receber em sua rescisão, você pode realizar investimentos pensando em seu futuro, já pensou em investir no exterior? Muitas pessoas já fazem isso e existem muitas formas de investimento, uma delas é investir no programa Portugal Golden Visa, que pode te ajudar a realizar o sonho de adquirir cidadania portuguesa e iniciar uma nova vida em um dos melhores países do mundo.