IPTV – Tudo o que você precisa saber

O mundo digital não é mais o mesmo de antes, tudo graças à inclusão do novo IPTV

A Internet surpreendeu desde a sua criação para ser um lugar que cobre tudo, incluindo a televisão. Então, sem mais delongas, é como você introduz esse assunto fascinante que você saiba tudo o que você precisa saber sobre IPTV.

IPTV são as abreviações em inglês que fazem referência ao Television by Internet Protocol, popular hoje em dia. 

Isto consiste na distribuição de sinais de televisão por assinatura através de conexões de banda larga através do protocolo IP. Ou seja, você recebe a televisão da mesma maneira que obtém a Internet em casa. Fascinante, você não acha?

Continue lendo e não deixe de saber mais sobre isso aqui.

O que exatamente é IPTV?

Não é muito difícil saber exatamente o que é IPTV. Como já foi dito, é um meio pelo qual você pode adquirir televisão como se fosse a Internet. Ele usa conexões de banda larga, razão pela qual esses são os serviços que manipulam e comercializam esse tipo de protocolo.

A IPTV foi desenvolvida com base na tecnologia de transmissão de vídeo ou na própria transmissão de vídeo. Com isso, você não precisa esperar para baixar um arquivo como tal, para poder aproveitar seu conteúdo. Em outras palavras, você pode simplesmente assistir aos canais que quiser em tempo real e a qualquer momento.

O IPTV é uma forma de você ter um pay per view. Graças ao fato de que o conteúdo chegará ao cliente quando ele solicitar, ele pode simplesmente cobrar pelo que ele solicita. Isso muda radicalmente a maneira como percebemos a televisão, já que com outras tecnologias isso é impossível.

Você pode personalizar o que deseja ver na sua TV com esse tipo de conexão não convencional. Sem dúvida este é o futuro da televisão!

Em relação à operação de IPTV, deve-se dizer que precisa de várias áreas de interesse mútuo. Essas áreas viriam abrangendo o seguinte:

  • Sinal de vídeo e seus respectivos servidores.
  • Distribuição de conteúdo
  • Software necessário
  • Equipamentos de assinatura e acesso.

É assim que funciona o IPTV. Você solicita o serviço, verifica se cumpre as condições e passa pelas áreas mencionadas anteriormente para obter o serviço. Fácil você não acha? 

A grande diferença entre IPTV e televisão online

É prudente enfatizar a diferença latente entre IPTV e televisão online. Como você deve ter notado, ambos são muito diferentes tanto na operação quanto no modo de uso. Descubra quais são suas grandes diferenças!

No primeiro caso, está contido em um espaço considerável de banda larga fornecido ao cliente. Por isso, não tem que entrar, como tal, a Internet para poder usá-lo. Basicamente, funciona como a Internet de uma forma mais específica  em torno de vídeos e material audiovisual.

Por outro lado, quando falamos de televisão on-line, nos referimos apenas a assistir televisão pela Internet. A banda larga que você usa para a sua Internet é a mesma que você usará para assistir televisão. O conteúdo será limitado e a qualidade não promete ser a melhor do mercado.

Não é TV online , é TV via IP !

Vantagens e desvantagens do IPTV

Como a IPTV é uma maneira bastante moderna de assistir televisão, você pode encontrar vantagens e desvantagens. 

Abaixo você verá uma descrição detalhada com as vantagens e desvantagens do IPTV que você deve conhecer muito. Se você quiser contratar esses serviços e fazer parte dessa nova onda tecnológica, então não pode deixar de ver essa informação.

Vantagens do IPTV

A maior vantagem é, sem dúvida, a sua capacidade de escolher todo o conteúdo que você deseja ver. Seja um filme, uma série ou uma música específica, você pode personalizar sua televisão!

A IPTV inclui canais de televisão tradicionais e aqueles que você sempre quis assistir. Ou seja, você tem uma variedade maior de canais e, melhor de tudo, com uma definição melhor. 

Como você tem uma largura de banda reservada para essa finalidade, pode ter uma resolução de imagem impressionante. Essa resolução excede em muito o que você pode obter da televisão via satélite ou a cabo.

Para piorar, você tem a capacidade de armazenar conteúdo na sua TV para ver o que você quer quando quiser. E você pode fazer tudo no conforto da sua cama! Além disso, você pode usar todos os tipos de aplicativos móveis para IPTV e, portanto, ter controle de tudo. 

Desde pesquisar o conteúdo até bloquear a programação não familiar, simplesmente acessando seu smartphone.

E assim como há muitas outras vantagens que você pode descobrir se você se aventurar neste mundo.

Desvantagens do IPTV

Nem tudo pode ser excelente com esta tecnologia, prova disso é que pode ter grandes desvantagens. O primeiro a mencionar seria a dependência de uma largura de banda suficientemente rápida e grande. Isso nos obriga a depender de um serviço extra de banda larga, que pode ser caro.

Outra desvantagem da IPTV é que você ainda terá publicidade ao assistir televisão. A grande diferença disso é que a publicidade será mais personalizada, por isso certamente parecerá interessante. É colocado como uma desvantagem, uma vez que a mesma publicidade pode ser prejudicial para pessoas sensíveis a compras.

Finalmente, você pode encontrar como desvantagem a quantidade de requisitos necessários para aproveitar essa tecnologia. Realmente não há muitos, mas eles podem ser difíceis de encontrar. Esses requisitos são:

  • Uma largura de banda adequada, que muda dependendo da velocidade da internet.
  • Uma relação sinal-ruído maior que 13dB.
  • Uma atenuação menor de 40dB.

Não há dúvida de que esta tecnologia está apenas nascendo, e é por isso que é normal encontrar esse tipo de desvantagem. No entanto, você não deve perder a fé com essa maneira revolucionária de ver televisão. Esta tecnologia tem o suficiente para oferecer neste mundo tecnológico de hoje!

Deixe um comentário