Marketing Multinível: o que é e como ele funciona

O marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing em rede, é uma estratégia bastante popular com foco em vendas, tendo como intuito oferecer o pagamento de comissões aos vendedores, para cada produto comercializado.

Hoje em dia, há muita polêmica envolvendo essa estratégia, ainda mais porque ela é normalmente associada ao marketing de pirâmide. 

No entanto, isso é uma confusão e o presente artigo está focado justamente na queda desse preconceito, mostrando o que é e como funciona o marketing multinível. Acompanhe a leitura!

O que é o marketing multinível?

O marketing multinível (networking marketing) consiste em um modelo de vendas, em que o revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e pela sua rede de vendedores. Ou seja, é uma modalidade de vendas diretas de produtos.

Desse modo, o vendedor inserido no marketing multinível ganha uma parte dos lucros obtidos com a comercialização de produtos naturais para emagrecer rápido, por exemplo, bem como comissões por vendas de sua rede de outros revendedores.

Esse modelo de estratégia comercial foi criado em 1940, nos Estados Unidos, por Carl Rehnborg, sendo uma evolução direta dos tradicionais métodos de vendas diretas unilevel, que somente traz o ganho individual de comissões.

O objetivo do marketing multinível é incentivar os revendedores para que eles atraiam novos parceiros da empresas, formando uma verdadeira rede de distribuidores de produtos.

Sendo assim, é uma oportunidade de promover o desenvolvimento de líderes e gerente de vendas, ampliando os lucros de cada revendedor.

Mas para conquistar bons resultados, o revendedor deve se esforçar não só para a venda tradicional, ou seja, comercialização de algo para sua própria cliente, mas também atrair novos distribuidores para a marca, a fim de obter um lucro indireto (comissão residual).

O trabalho é maior. Afinal de contas, além de pensar na venda de um vinho para lembrança para a marca, por exemplo, também é necessário dar suporte para uma própria equipe de vendedores, com treinamentos, capacitações, suporte, etc.

Entretanto, os lucros também são maiores. Assim, quanto melhor é a sua equipe, melhores são os ganhos.

Quais as vantagens do marketing multinível?

Muitas pessoas defendem com “unhas e dentes” o marketing multinível, justamente por conta dos benefícios que essa estratégia traz. Entre eles, destacam-se:

1 – Maior autonomia de trabalho

Pode parecer só papo de vendedor, mas o marketing multinível permite que um trabalho mais livre, já que cada um dos distribuidores pode trabalhar do modo mais eficiente e no horário mais adequado, o que traz uma certa liberdade.

Desse modo, caso queira vender um shampoo antiqueda sem sal por uma rede social, o vendedor pode investir nesse método comercial, ou pode optar por ir até à casa dos clientes para oferecer o produto.

Contudo, é importante salientar que quanto maior é a produtividade, maiores são os ganhos. 

Por esse motivo, vale a pena separar algumas horas do seu dia para dedicar-se à comercialização das mercadorias e planejar novas abordagens de venda.

2 – Capacitação profissional

As marcas que trabalham com marketing multinível tendem a oferecer inúmeros cursos de capacitação e qualificação aos seus vendedores. Alguns principais são:

  • Técnicas de venda;
  • Desenvolvimento da oratória;
  • Como despertar a motivação;
  • Estratégias de marketing;
  • Entre outros.

Desse modo, o revendedor terá inúmeras habilidades profissionais que serão aproveitadas em forma de conhecimento.

Aos poucos, será possível perceber que esses treinamentos ajudaram a despertar a sensibilidade dos vendedores. Por exemplo, usar uma sacola tnt lembrancinha para embrulhar o produto, saber como abordar os clientes, entre outros.

3 – Suporte de grandes marcas

Muitas marcas reconhecidas no mercado trabalham com o marketing multinível. Isso quer dizer que os revendedores já têm um público consolidado para realizar as vendas, pois as pessoas tendem a preferir empresas de renome.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o marketing multinível conseguiu lucrar mais de R$ 40 milhões só em 2016.

Além do mais, as empresas também oferecem suporte quanto ao crescimento profissional dos revendedores, devido aos planos de comissão, bonificação, treinamento e melhoria de cargos. 

Por exemplo, quando se chega a um gerente de vendas, responsável por uma equipe inteira.

Outra vantagem é que as marcas costumam oferecer vantagens aos seus vendedores. Não é incomum vermos distribuidores que ganham passagens aéreas, embrulhadas em um moleskine capa mole, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho.

4 – Vendas escaláveis

O marketing multinível permite a escalabilidade das vendas. Isso quer dizer que, aos poucos, quanto mais ganhos o seu distribuidor alcança, mais fácil é de formar uma própria rede e, desse modo, aumentar os lucros.

Em consequência, as pessoas incluídas na rede do vendedor também podem formar sua própria equipe e, assim, a força das vendas se multiplica exponencialmente.

5 – Oportunidades de lucros grandes

Não é incomum vermos pessoas que vivem somente da revenda de produtos de grandes marcas, através do marketing multinível.

Isso porque a estratégia traz consigo grandes oportunidades de lucro, para que os vendedores possam se dedicar cada vez mais ao seu trabalho e, dessa maneira, formar novas equipes parceiras.

Para quem tem dúvidas, basta procurar por histórias de vendedores no marketing multinível: muitos deles conseguem manter um ótimo padrão, participando de aula de jazz para iniciantes, mantendo suas casas, veículos, etc.

6 – Possibilidade de trabalhar em casa

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas e trabalhadores tiveram que se adaptar à rotina do home office, realizando as suas atividades produtivas dentro de casa.

Mas essa já era uma realidade frequente para muitos vendedores do marketing multinível, que não sofreram com a crise ou com a mudança disruptiva de trabalho.

Inclusive, muitas pessoas conseguem vender os produtos até para outras localidades, firmando parceria com transportadora cargas pequenas para aumentar as margens de lucro (considere questões como frete).

Qual a diferença do MMN e do marketing de pirâmide?

Mesmo com tantas vantagens, há quem torça o nariz quando se fala em marketing multinível, devido à associação da estratégia com o método conhecido como “marketing de pirâmide”.

No entanto, o MMN não tem nada a ver com o marketing de pirâmide! Além disso, esse esquema é proibido no Brasil.

Entre as características básicas do marketing de pirâmide, temos:

  1. Não há comercialização de produtos ou serviços para quem está fora da pirâmide.

Mesmo que a proposta inclua a venda de certas mercadorias, o preço de retorno é muito abaixo do investimento inicial feito pelo revendedor. Ou seja, os produtos são usados apenas como um pretexto.

  1. O lucro é resultado apenas da entrada de novos membros.

A lógica do marketing de pirâmide é que o seu lucro retorne só quando você convida outras pessoas para entrarem no esquema também. 

O nome “pirâmide” é dado justamente porque os lucros maiores vão para quem está em cima, sendo que o restante das pessoas ganham bem pouco.

  1. O marketing de pirâmide tem prazo de validade.

Tem uma hora que a pirâmide não consegue mais se sustentar e acaba ruindo. Como consequência, há um interrompimento do fluxo de dinheiro, visto que o topo não tem como sustentar a base, cheia de “vendedores”.

No marketing multinível isso não acontece. Mesmo que você não consiga formar sua equipe de vendedores, pode continuar lucrando com a comercialização de produtos e serviços.

Por exemplo, caso você entre como revendedor de uma empresa alimentícia, pode lucrar com a venda de refeições. Daí basta você fazer a impressão de cardápios, ter um espaço para atendimento e se dedicar, que o seu investimento inicial retorna em pouco tempo.

Além do mais, o investimento no marketing multinível costuma ser muito mais acessível em comparação ao esquema de pirâmide.

Como ter sucesso com o marketing multinível?

A melhor forma de fazer marketing multinível é dedicando-se à melhor produtividade para conquistar uma boa rede de revendedores, bem como encantar os clientes.

Lembre-se que você já tem como vantagem contar com produtos e serviços de altíssima qualidade, o que facilita bastante o processo de vendas. Sendo assim, a maior parte do seu trabalho será de empenho.

Conclusões

Para quem tinha dúvidas da eficácia do marketing multinível, o artigo de hoje buscou trazer alguns apontamentos sobre a estratégia, bem como as vantagens do método para conquistar grandes oportunidades de lucro.

Embora muitas pessoas confundam com o esquema de pirâmide, o marketing multinível oferece suporte das empresas, além de tratar de investimentos acessíveis, para que todos tenham a chance de lucrar com vendas.

Hoje em dia, é possível encontrar marcas altamente consagradas e de renome, que oferecem produtos ou serviços para revenda. 

Sendo assim, você pode optar pelas empresas que mais correspondem
às suas preferências pessoais, pois a melhor forma de alcançar uma boa produtividade é trabalhar com o que você gosta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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