Mercado de TI: Quais são as oportunidades dessa área promissora

Há cada vez mais demanda por profissionais competentes que possam trabalhar no mercado de TI. Em momentos de negociação e lazer, a tecnologia está presente diversas áreas da nossa vida.

Como você sabe, o mercado de TI é uma área promissora para aqueles que ainda estão decidindo qual carreira querem seguir. Há vários eixos que atendem às mais diversas atividades e gostos dentro desta área.

Nós lhe diremos tudo o que você precisa saber sobre este setor e suas principais tendências.

Veja também: Como trabalhar no home office.

O desenvolvimento do mercado de TI

Mercado de TI: Veja as oportunidades mais promissoras.

A TI costumava ser considerada uma atividade de suporte dentro das empresas, apenas cuidando da manutenção dos computadores, fazendo reparos quando um problema surgia, ou quando a conexão com a Internet caía.

Nas últimas décadas, temos passado por uma verdadeira transformação digital que mudou a maneira como os seres humanos se relacionam uns com os outros e com a própria tecnologia.

Não é por acaso que tem crescido a procura por visto de trabalho em Portugal para aproveitar as oportunidades de trabalho no continente europeu.

As mudanças nos relacionamentos e nas formas de trabalho são constantes devido à regularidade com que novos dispositivos são criados e rapidamente se tornam essenciais para a rotina da sociedade.

Para o melhor aproveitamento das possibilidades que estas novas características representam, é necessário contar com o apoio de profissionais que as dominem e possam trazer o melhor para o mercado de TI.

Há muitas novas oportunidades de carreira para aqueles que entendem as novas características que estão surgindo no mercado de TI. A demanda é muito positiva porque não há muitas pessoas qualificadas.

O cenário para o profissional de TI

De acordo com as pesquisas, os valores salariais dos profissionais do mercado de TI são muito satisfatórios.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Exame, o salário mensal pode chegar a 35 mil reais para cargos superiores e com mais tempo de experiência.

É necessário que o profissional esteja bem qualificado através de estudos de graduação e pós-graduação, bem como de certificações extracurriculares.

A chave para ser um excelente profissional e se destacar no mercado de TI é estar em constante processo de aprendizagem, buscando sempre ter iniciativa, resiliência, aptidão, inteligência emocional e, claro, comunicação interpessoal.

Principais tendências do mercado de TI

Alguns tópicos que compõem as tendências do mercado atual de TI e que são os principais responsáveis pelos novos fluxos de trabalho que esta área tem experimentado são brevemente discutidos.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das coisas é uma fusão de realidade e digital que permite que os indivíduos estejam em constante comunicação e interação com outras pessoas ou objetos.

A relação de conexão entre dispositivos eletrônicos dentro de casa, por exemplo, com o objetivo de facilitar as atividades de rotina, é uma situação muito característica da Internet das Coisas.

Blockchain

Está relacionado ao mercado financeiro e envolve transações de dinheiro virtual ou moedas criptográficas através de um sistema de criptografia que é considerado muito seguro. É a mais conhecida das moedas criptográficas.

Big Data

Big Data é o grande volume de dados registrados diariamente pelas empresas em sua rede de computadores, que pode vir de registros de compras ou canais de serviços digitais, por exemplo.

Cloud computing

A computação em nuvem é uma opção de armazenamento que está se tornando cada vez mais popular entre as empresas, pois elas utilizam um servidor para armazenar seus arquivos comerciais ou pessoais através de uma conexão de Internet.

É fácil compartilhar e acessar dados com associados comerciais devido a esta tecnologia.

Áreas com alta demanda no mercado de TI

Há boas oportunidades para o futuro do mercado de TI se você olhar para algumas das posições que se destacaram pela alta demanda por profissionais em 2022.

Especialista em Business Intelligence

As estratégias precisam ser pensadas a fim de trazer resultados mais precisos devido à alta competitividade entre as corporações do mesmo segmento.

É com isto em mente que o profissional se tornou tão importante. O processo de análise e interpretação dos dados que levará a decisões mais assertivas para a empresa é um componente chave em seu trato com os grandes dados.

Desenvolvedor full-stack

Este profissional está em ascensão por causa da necessidade de uma visão mais completa do sistema e também pela flexibilidade.

Atualmente, existem diferentes estágios de desenvolvimento, desde o sistema servidor até o software que auxilia na interface final que será realmente visualizada pelo usuário.

O desenvolvedor de software é um profissional completo em demanda pelas empresas porque é capaz de lidar com todas essas fases complexas com excelência.

Programador de front-end

Os programadores front-end são responsáveis pela experiência de visualização do usuário quando ele visita um site. Quando se trata de agradar ao usuário criando um site que seja visualmente agradável e também funcional, ele é quem deve estar atualizado sobre tudo que é novo.

Como toda a experiência de compra está no site, este profissional é ainda mais solicitado.

Profissional de suporte

O profissional de help desk ainda é muito importante dentro do ambiente corporativo. É preciso dar atenção extra ao relacionamento entre as empresas e seus clientes.

O profissional que tem mais contato com os clientes, tanto internos quanto externos, é muito bem avaliado por causa de sua ponte entre a empresa e o cliente.

Especialista em Cloud Computing

A Cloud Computing é uma forte tendência no mercado de TI, portanto o especialista nesta área precisa ter todo o conhecimento necessário para dominar esta tecnologia, dedicando-se às atividades de planejamento, execução e direção da capacidade de processamento

Analista de segurança da informação

Este profissional é responsável por manter a segurança dos dados da empresa, gerenciar os sistemas e toda a infra-estrutura de TI a fim de eliminar riscos, colocando em prática ações que garantam a confidencialidade, integridade e até mesmo a disponibilidade dos dados.

O analista está se tornando mais importante no mercado de TI devido à necessidade de identificar ameaças e vulnerabilidades no sistema, realizar testes de intrusão e definir uma política de segurança antes que a empresa possa sofrer ataques de hackers ou ser exposta a um vírus.