Motivos para vender uma empresa: Quais são os mais comuns?

Por causa da COVID-19, muitas empresas fecharam as portas. Por isso, a pesquisa no Google “empresa que vende empresa” está tão em alta. No entanto, há mais motivos para um proprietário decidir vender seu empreendimento. Conheça os motivos mais comuns para a venda de uma empresa.

1. Aposentadoria

Depois de trabalhar uma vida inteira, você pode decidir descansar o resto da vida e apenas relaxar. Esse é um direito que você tem. Deixar o seu negócio nas mãos de um familiar é uma opção, mas talvez não seja a melhor. Além disso, com a venda de sua empresa, você terá algum qualificado cuidando dela e mais dinheiro para uma aposentadoria tranquila.

2. Problemas de saúde

Infelizmente, problemas de saúde não avisam antes de aparecer. Um problema de saúde que vai gerar muitas despesas e durar muito tempo ou até a vida toda é um motivo comum para vender um negócio.

3. Oportunidade de um novo desafio

Se você é um empreendedor que é guiado pelos desafios de construir uma empresa do zero, pode ser que você queira criar um novo empreendimento. Esse é um motivo pessoal e está ligado à personalidade do proprietário da empresa.

4. Necessidade de ter mais tempo na vida pessoal

Ser proprietário de um negócio toma muito tempo de uma pessoa. Pode não ser um problema para um jovem solteiro, mas pode ser difícil para uma pessoa que já montou uma família. Colocar a empresa à venda pode dar o recurso financeiro necessário para construir algo novo que não exija tanto do seu tempo ou pode dar uma segurança financeira até você encontrar um cargo de interesse.

5. Você recebeu uma ótima proposta de trabalho

Nem sempre sua empresa está dando o lucro necessário para seu estilo de vida. Se você recebeu uma proposta de trabalho que vai pagar bem melhor, além de oferecer benefícios ótimos, pode ser uma chance de trilhar outro caminho e vender sua empresa. Isso ainda vai proporcionar um lucro a mais para realizar outro sonho.

6. Mudança

Caso você e sua família decidam mudar de endereço, esse é outro motivo para vender seu empreendimento. Existe a possibilidade de migrar seu negócio de localidade, mas isso vai ser como recomeçar do zero com os clientes, colaboradores e outras burocracias. A melhor saída é vender sua empresa.

7. Você já tinha pensado nisso desde o começo

Pode ser que você já tenha iniciado seu negócio pensando em vendê-lo. Essa é uma estratégia de muitos empreendedores. Se seu empreendimento alcançar o crescimento desejado, é uma boa hora de vendê-la para maximizar o lucro.

8. Sua empresa se valorizou muito

Ter uma empresa é correr vários riscos que aumentam conforme o negócio cresce. Se os riscos começarem a incomodar você, talvez seja a hora de vender sua empresa e aproveitar a valorização dela no mercado, por conta de seu crescimento. Dessa forma, o valor de venda dela será mais alto e você poderá lucrar enquanto a empresa está se saindo bem.