O que é plano controle? – Definição, valores e opinião!

O que é plano controle? Como funciona um plano controle para um smartphone comum? O plano controle funciona em qualquer tipo de smartphone ou somente em algumas marcas? Quais são as operadoras que oferecem o plano controle para seus clientes? Vale a pena contratar um plano controle ou devemos contratar outros tipos?

Muitas dúvidas, poucas respostas. A verdade é que os planos de telefonia móvel estão se tornando cada vez menos necessários do que no passado, devido ao acesso a internet quase que em todo momento, aos locais diversos terem conexão wifi e sempre temos conexão no conforto de nossas casas.

Atualmente, só usamos um plano de internet e ligações quando não estamos conectados a internet, que, consequentemente, é um período pequeno. É por isso que cada vez mais o preço dos planos e seus benefícios vêm diminuindo, pois as operadoras visam agradar aqueles que querem um plano na medida, com tudo em pequenas quantidades para não pagar por algo que não vá usar.

No conteúdo de hoje, separamos um guia completo para lhe indicar qual é o melhor plano controle. Para isso, é necessário conhecer a definição do assunto, ou seja, aprender o que é plano controle. Quer saber mais sobre esse plano incrível? Então nos acompanhe até o final do conteúdo e saiba mais. Vamos lá!

O que é plano controle?

Antes mesmo de trazermos maiores especificações sobre o assunto, vamos explicar a você o que é plano controle, para assim sanar sua dúvida principal. O plano controle é um tipo de plano misto que envolve características de planos pós-pagos e pré-pagos, os mais tradicionais e utilizados no mercado.

Entenda o pré-pago

Um plano pré-pago, por exemplo, é um plano de pacote fechado em que você utiliza os benefícios de acordo com o valor que você pagou. Um exemplo de plano pré-pago da TIM é aquele em que você coloca R$10,00 de crédito e tem todos os seus benefícios (determinada quantidade de GB para internet, ligações ilimitadas, apps como WhatsApp também ilimitados, etc.) liberados durante o período de 7 dias.

Entenda o pós-pago

Por outro lado, um plano pós-pago é mais completo, e geralmente mais caro. Esse tipo de plano inclui maior pacote de internet, ligações ilimitadas como no pré-pago, e uma quantidade maior de apps gratuitos, que podem ser utilizados livremente sem descontar de sua franquia de internet, como o WhatsApp já mencionado, Instagram, Twitter, Waze, Facebook, entre vários outros.

Existe uma variedade muito grande de planos pós-pagos, pois esses são os que as operadoras mais gostam de vender. Em suma, quanto maior for o valor mensal pago pelo plano, maior a quantidade de benefícios obtidos pelo cliente em questão.

O que é plano controle: o plano misto entre os dois primeiros

Por fim, vamos lhe explicar o que é plano controle. Estamos falando de um dos planos mais recentes criado na atmosfera das operadoras de telefonia móvel. Foi inicialmente idealizado pela Claro, mas atualmente é possível encontrar planos da TIM, Vivo, Oi e outras operadoras locais com este nome.

Estamos falando de um plano com todas as características do pré-pago: você contrata um pacote fechado, tanto em quantidade de mega quanto em outros benefícios. Você escolhe quais apps quer gratuitos e talvez o valor da fatura mensal diminua ou aumente conforme as escolhas tenham sido realizadas.

O diferencial? O pagamento, como mencionado, é realizado em fatura ou boleto mensal. O pagamento dos seus benefícios e uso do seu pacote de franquia de internet é feito somente no final do mês, como se fosse um plano pós-pago, porém com o controle que um pré-pago oferece. E vale a pena? Veremos isso no final do texto.

Qual o valor de um plano controle?

Outro e talvez o principal diferencial de um plano controle, é o seu preço. Esse plano é disparadamente o mais barato entre todas as opções que você pode encontrar nas operadoras de telefonia móvel. É o mais indicado para quem pouca utiliza o smartphone em relação ao seu plano, ou seja, para pessoas que têm acesso a internet constantemente, sem ter que usar a linha telefônica ou pacote de dados móveis.

O valor exato não podemos afirmar, pois são muitas as operadoras que oferecem e o valor pode mudar. O que podemos adiantar é que existe a possibilidade de contratar planos controle a partir de R$19,90 mensais.

Vale a pena contratar um plano controle?

Já sabemos o que é esse plano, quais são seus diferenciais e valores. Por fim, vale a pena contratá-lo? A resposta é: depende. Vai depender muito do uso do seu smartphone em seu cotidiano. Como mencionado, se você usa pouco do seu plano de telefonia móvel, então é o plano ideal, sendo o mais barato disponível.

Porém, se você utiliza muito dos seus dados móveis diariamente, é uma opção ruim, pois hora ou outra você ficará na mão, sem internet. Até a próxima!