Ookla: O que é Ookla e como utilizar para medir velocidade da internet

O Speedtest da Ookla é considerado um dos melhores métodos do mundo para medir a velocidade da internet. Isso porque, ele é capaz de avaliar os principais aspectos da conexão e gerar uma análise precisa em questão de segundos.

Incrível, concorda? Ele pode ser facilmente acessado por qualquer pessoa através do seu computador ou aplicativo próprio no smartphone, tablet, ipad dentre outros.

Contudo, para obter essas vantagens é preciso conhecer melhor o que essa ferramenta e principalmente realizar a mensuração de maneira correta. Por isso, continue lendo esse post para descobrir todas essas informações.

Ookla O que é Ookla e como utilizar para medir velocidade da internet

1 – O que é a Ookla?

A Ookla é uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus sistemas e ferramentas de análise de dados da internet.

O principal deles, é o seu Speedtest que permite a realização de testes e análises precisas sobre desempenho da internet banda larga de qualquer conexão. Através dele é possível mensurar a velocidade de download, upload e ping da rede.

Esse recurso pode ser facilmente usado em qualquer computador ou dispositivo móvel. Em um tempo recorde de menos de 30 segundos, são apresentados resultados precisos sobre a conexão da rede que está sendo avaliada.

A empresa também desenvolve uma linha de serviços para corporações do segmento de telecomunicações, tais como a Telefonia, a Telmex e a EPM. Nesses casos, as ferramentas são cruciais para testar a conexão de rede oferecida nos planos dessas operadoras.

 

2 – Como medir a velocidade da internet

Com o Speedtest da Ookla, torna-se mais fácil medir a velocidade da internet de qualquer tipo de conexão de rede, seja ele móvel ou wi-fi. Isso porque esse recurso pode ser acessado de uma maneira simples e prática por qualquer usuário da internet.

Confira abaixo as principais formas de mensurar a velocidade da internet com essa funcionalidade:

Site do Speedtest da Ookla

Os usuários da internet podem verificar a velocidade da conexão de maneira gratuita e sem realizar nenhum tipo de instalação, através do site oficial do Speedtest. Para tanto, basta seguir o seguinte passo a passo:

 

  • Acessar o site oficial do Speedtest em português
  • Clicar no ícone “Já!”

 

O teste ocorre de maneira automática e em questão de segundos, é exibida na tela as principais métricas da conexão da rede analisada. Caso o usuário deseje personalizar os resultados, ele ainda tem a opção de selecionar o servidor que deseja verificar.

 

Extensão para o Google Chrome

Para aqueles usuários que precisam realizar testes de conexão da internet com mais frequência, é recomendado instalar a extensão desse Speedtest para o Google Chrome. Esse recurso é gratuito e simples de usar, confira:

 

  • Na aba de extensões do Google Chrome, procure pelo Speedtest Ookla
  • Clique em instalar
  • Aguarde a confirmação da instalação da função no navegador
  • Localize o ícone do “Speedtest” no lado direito da barra de navegação
  • Clique no ícone e em seguida na botão “Já!”

 

Serão apresentados na tela, os resultados dos principais parâmetros da conexão, tais como: o ping, a velocidade de upload e download. Ademais, essa funcionalidade também avalia o tempo de carregamento da página que está sendo acessada pelo usuário.

 

Aplicativo Speedtest Ookla

Também é possível mensurar a conexão da internet móvel com o Speedtest da Ookla. Nesse caso, é preciso que o usuário instale o aplicativo da empresa no seu smartphone, tablet, Ipad dentre outros dispositivos. Confira como realizar isso:

 

  • Pesquise na loja de aplicativos do seu dispositivo, o app “Speedtest.net”
  • Clique na opção Instalar
  • Aguarde a instalação ser concluída
  • Abra o aplicativo
  • Clique no ícone “Go!”

 

Em seguida, irá ser revelado um gráfico contendo as principais informações sobre a velocidade da internet móvel.

Agora que você conhece o que é o Speedtest da Ookla e as principais formas de utilizá-lo, o que acha de medir a velocidade da sua internet agora mesmo?  Acredite em questão de segundos, você terá acesso a informações precisas sobre a conexão da sua rede.

Vale a pena destacar, que realizar essas mensurações é a melhor prática para descobrir se você está tendo acesso ao pacote de internet contratado. Caso não esteja, é importante entrar em contato com a provedora para esclarecer quaisquer problemas.

Deixe um comentário