Os cuidados que se deve ter após um canal dentário

O canal dentário é um tratamento, também conhecido só como canal, é um procedimento consistindo na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado na parte interna da raiz. Essa intervenção é indicada quando há uma cárie em processo avançado.

Esse tipo de tratamento costuma ser realizado quando a cárie já causou danos na polpa do dente, chegando até o estado de infecção ou morte do tecido. Durante o processo é realizada uma limpeza, preparação e preenchimento da região afetada.

Para realizar esse tipo de tratamento, é preciso procurar por um profissional de odontologia dentista especialista em canal, pois ele saberá como realizar o procedimento da melhor forma, ou indicar a extração dental se o dano for irreversível.

Para saber se o canal dentário é o tratamento mais indicado para o seu caso, é importante saber que os sintomas precisam ser avaliados por um dentista, principalmente se você utiliza um aparelho lingual.

Entre os sintomas mais comuns que podem indicar a necessidade um canal dentário, podemos destacar:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Trauma;
  • Fratura;
  • Danos.

Por isso, se o seu consultório dentista de confiança te indicou esse tratamento, é porque ele encontrou alguma lesão mais grave na polpa do dente. Tratar o problema com antecedência irá evitar danos mais graves, como infecção, febre e dores mais intensas.

Se o tratamento não for realizado a tempo, pode ser necessária a extração do dente danificado, sendo crucial realizar um implante dentário carga imediata. Além disso, com o avanço da tecnologia, é possível optar por procedimentos de forma fácil e indolor em clínica dentária 24 horas.

As etapas do tratamento de canal

Assim como qualquer outro tipo de tratamento odontológico, o canal dentário conta com diferentes etapas de procedimento que são importantes para garantir o sucesso final. 

Confira a seguir o passo a passo.

  1. Anestesia, abertura e remoção

O primeiro passo é abrir o canal para dar início ao tratamento.

Para que isso ocorra, o dentista aplica uma anestesia local e com uma broca ele realiza a abertura na coroa do dente para acessar o tecido da polpa para removê-lo.

  1. Limpeza dos canais

Após ter realizado toda a remoção da polpa, o dentista deve iniciar o processo de limpeza. 

A polpa é um tecido irrigado por uma série de vasos sanguíneos. Eles são esvaziados e desinfetados para poder receber o material obturador, chamado de cimento odontológico.

Porém, antes de realizar o preenchimento com esse material, o dentista pode ainda solicitar algumas radiografias a fim de averiguar se todo material infectado foi realmente removido.

  1. Restauração dos canais

Após a remoção e limpeza, o dentista ainda pode realizar um intervalo antes de começar a aplicar o material obturador para a restauração definitiva.

A etapa de restauração e limpeza servirá para selar e proteger o dente. 

Após isso, a coroa é fechada por uma resina, restaurando completamente o dente. A dentição fica reconstruída esteticamente, entretanto, o paciente perde a sensibilidade no local, pois é na polpa que ficam todos os nervos.

Os cuidados após o tratamento de canal dentário

Embora seja um procedimento bastante comum, ainda assim é um processo cirúrgico, por isso exige alguns cuidados até que o local fique completamente recuperado. Uma dessas precauções é evitar a ingestão de alimentos duros.

Após realizar o tratamento, é preciso ficar alguns dias sem mastigar alimentos que sejam duros demais, como pipoca, amendoim e balas. É preciso deixar o dente de repouso para evitar fraturas que possam prejudicar o resultado final.

Dessa forma, durante esse período de recuperação, de preferência para o consumo de alimentos macios e nutritivos, como sopas de legumes, vitaminas de frutas e iogurtes, principalmente ao longo dos primeiros dias de recuperação.

Outro fator importante é ter um zelo ainda maior com a higiene bucal e com o seu aparelho dentário móvel. O uso da escova e do fio dental devem ser mantidos, mas os movimentos para realizar a limpeza devem ser mais leves e cuidadosos.

Isso porque é importante evitar que surjam infecções ou cáries no lugar tratado. Assim, mesmo após realizar o tratamento, é preciso manter uma higiene bucal adequada a fim de evitar danos, principalmente se você utiliza aparelho odontológico.

Por fim, caso a clínica de dentista prescreva o uso de medicamentos como analgésicos ou anti-inflamatórios, tome os remédios de acordo com as recomendações, pois eles serão essenciais para conclusão do tratamento e evitar dores.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.