Outsourcing de impressão traz algumas vantagens para as empresas

Método otimiza processos e promete redução de até 50% nos gastos.

Outsourcing de impressão

O outsourcing de impressão é um termo que remete a terceirização desses processos em uma empresa.

Ele vem se popularizando no setor empresarial brasileiro, por apresentar soluções viáveis e de otimização para seus clientes.

Com esse serviço, as empresas conseguem gerenciar melhor o parque de impressão, além de possibilitar um foco maior a outros setores e suas atividades, os resultados são sempre positivos e não demoram a aparecer.

Esse processo costuma se mostrar eficiente em pouco tempo, porque as empresas fazem uma extensa avaliação antes de implantá-lo, levantando pontos como o consumo mensal e seus gastos com impressos e cópias. Além disso, ela também aplica treinamento aos funcionários, de forma a conscientizá-los sobre o uso desse setor.

Em relação aos gastos, a empresa consegue uma grande economia, porque todo esse processo é otimizado visando a diminuição de desperdícios. Poucas empresas têm noção do tamanho de sua despesa mensal em relação a impressão, tanto com suprimentos, manutenção e o processo em si, quando descobrem acabam surpreendidas.

O outsourcing trabalha para que esse gasto seja reduzido logo nos primeiros meses.

O que um outsourcing de impressão pode oferecer

Com o recurso, as empresas ganham em economia, mas esse não é o único ponto favorável trazido pelo outsourcing de impressão. A ideia é que todo o setor de cópias e impressos seja terceirizado, possibilitando a contratante uma melhor gestão desses processos.

Isso também é um ganho em tempo, já que a empresa poderá focar em outras atividades, consideradas primordiais, que são realizadas pela corporação.

A premissa do método é a redução de custos, mas também visam uma melhor rentabilidade por parte da empresa, que poderá investir melhor seu capital. Como a implantação segue algumas etapas, todo o processo é avaliado para que uma solução adequada as necessidades da empresa sejam aplicadas.

No geral, o outsourcing favorece a outros setores de corporação, melhorando integralmente o processo de impressão. Essa terceirização colabora para a conscientização de funcionários, gestão dos recursos e demandas, além de outros
pontos que são levantados por intermédio de um estudo.

Além de tudo isso, esse método também traz para sua empresa um suporte técnico especializado, tecnologia de ponta aplicada nos equipamentos, softwares para gestão dos processos, entre outros pontos. Normalmente, a manutenção dos equipamentos é feita pela própria empresa de outsourcing, assim como os treinamentos aos funcionários da contratante.

Vantagens trazidas pelo serviço

Alguns dos pontos melhorados pelo outsourcing tem relação a organização do ambiente de impressão. É comum que as impressoras fiquem espalhadas pelos departamentos, muitas vezes em excesso, o recurso pretende organizar tudo isso em um espaço comum, para que a gestão seja facilitada.

No caso da gestão, esse serviço preza pelo não desperdício, por isso estabelece critérios para os impressos, além de orientar sobre isso aos funcionários, visto que o treinamento é uma das etapas de implantação do outsourcing.

O projeto prioriza a otimização do setor, para que ele se torne mais eficiente. Um dos pontos é que existe a  possibilidade de reduzir em até 50% nas despesas com cópias e impressos.