Passo a passo para te ajudar a construir a persona da sua empresa

Você sabe o que é persona e qual é a importância desse elemento dentro das estratégias de marketing do seu negócio?

Com o avanço do marketing digital e a sua eficiência em trazer resultados para campanhas de divulgação de uma marca na internet, é cada vez mais comum que os empresários compreendam a necessidade de conhecer a fundo o seu público. 

Afinal, para que a publicidade de uma marca seja produtiva, é indispensável que ela seja bem elaborada, o que quer dizer que é fundamental saber com quem está se falando e qual a melhor forma de promover um produto ou serviço. 

Assim, uma loja que faça a venda de empilhadeira 2500 kg deve pensar no seu público e saber, a partir disso, o que o produto pode ter que encantará os potenciais compradores, e criar uma abordagem adequada para conseguir atingir os seus objetivos de divulgação.

Mas para que isso seja possível e traga, de fato, os resultados esperados, é essencial ter uma persona bem definida do seu negócio, de modo a falar com a pessoa certa, no momento certo. 

Isso porque essa ferramenta do marketing digital ajuda a empresa a entender as melhores abordagens que podem ser feitas dentro do seu planejamento de marketing, possibilitando, assim, um melhor conhecimento do seu mercado e sucesso nas campanhas de divulgação. 

Dessa maneira, saber construir a sua persona pode ser a melhor forma de atender aos seus clientes e de conquistá-los continuamente. Quer saber como criar a sua? Então siga na leitura deste artigo. 

O que é persona?

Uma fabricante de lona grossa para telhado pode apostar em diversas formas de promover os seus produtos, mas conseguirá muito mais resultados se souber como trabalhar cada anúncio de acordo com o perfil do seu público. 

Mas, afinal, o que é a persona de uma marca? 

Ela trata-se de um perfil fictício, elaborado a partir das características mais marcantes dos seus clientes, e que podem servir como base para construir a imagem do consumidor ideal da sua empresa. 

Com isso, é possível desenvolver campanhas cada vez mais assertivas, potencializando os resultados com as vendas ou com a publicidade da sua empresa. 

Para criar a persona, você precisará saber as principais características das pessoas que já compraram algo da sua empresa, tais como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Renda;
  • Hobbies;
  • Hábitos de consumo;
  • Entre outros.

Isso quer dizer que, quando você analisa o perfil de pessoas que compraram um produto como porta de correr de aluminio 1 folha da sua loja, você conseguirá obter informações a respeito do público que deseja adquirir esse tipo de item.

Dessa forma, mais do que investir em achismos, a persona será construída com base nas informações reais do seu público, o que dará subsídios bastante corretos a respeito de quem compra da sua empresa. 

Qual a diferença entre público-alvo e brand persona?

Além da persona, pode ser que você já tenha ouvido falar sobre público-alvo ou até mesmo sobre brand persona. 

Apesar de apresentarem fatores em comum, eles se tratam de elementos diferentes. Conheça-os a seguir.

1. O público-alvo e suas características

Enquanto a persona se trata da criação de um perfil fictício, o público-alvo refere-se a um tipo de classificação mais abrangente, ou seja, abarca um segmento de pessoas, com características comuns que podem ser levadas em conta para a realização de um anúncio.

Um exemplo disso pode ser o de um despachante que trabalha com os serviços de cfc habilitação

Certamente, o seu público-alvo será composto de jovens, que após a finalização do período de experiência da carteira de motorista precisarão renovar a sua habilitação, conseguindo assim o documento definitivo.

Em geral, isso ocorre por volta dos 19 ou 20 anos de idade, faixa etária com grande número de universitários, com um determinado valor de renda mensal, morando na região próxima do estabelecimento, e que já possui acesso a um veículo.

As características mencionadas acima mostram qual seria o público-alvo do despachante, de modo que ele consiga levar em consideração que uma campanha para promover o serviço deve ser elaborada com uma linguagem menos formal e um design mais alegre.

2. A brand persona e suas características

A brand persona pode ser definida como a personificação dos valores de uma marca, ou seja, é como criar um personagem que traduz a identidade de uma empresa especializada em vinho amarelo frances, ajudando no relacionamento com o cliente. 

A criação de uma brand persona pode ajudar a sua equipe de marketing e os demais funcionários do seu negócio a se comunicar com o público de modo coerente com o que a sua marca promove. 

Além disso, se a fabricante de vinhos quer lançar uma nova linha de lambrusco espumante, a criação da brand persona pode contribuir para a elaboração de um visual compatível com as características da sua marca, por exemplo.

Assim, ela poderá garantir que a essência da marca permaneça presente nos seus produtos, no relacionamento com o público e até mesmo nas redes sociais, aumentando a interação da empresa e possibilitando que ela siga uma característica própria do negócio. 

Qual é a diferença entre eles?

Depois de entender o que é persona, o que é público-alvo e o que é brand persona, entender as diferenças entre eles é muito mais simples. 

Enquanto a persona se trata da criação de um personagem, o público-alvo se refere a um conjunto de pessoas com as mesmas características, que ajudam na elaboração de um anúncio de conserto de empilhadeira.

Por se tratar de um elemento mais específico, a persona pode ser utilizada nas etapas finais de uma campanha de marketing, enquanto o público-alvo pode servir de suporte logo no início, permitindo que a publicidade seja bastante assertiva. 

Já a brand persona pode ser utilizada em qualquer etapa, pois representa a forma como a empresa vai lidar com os clientes e se comunicar com eles. 

Por isso, sendo elementos diferentes do marketing, podem ser aplicados de modo amplo dentro das estratégias de publicidade de uma marca.

Importância da persona para a sua empresa

A persona pode ser um elemento de grande importância para a sua empresa, já que ela se torna fundamental para direcionar uma campanha de marketing. 

Ao conhecer as características dos seus clientes, você consegue utilizar a melhor abordagem em um anúncio, o layout mais adequado, as melhores imagens e aplicar elementos que contribuem para o fechamento de uma compra. 

Assim, para promover uma parede drywall quarto, é possível impactar as pessoas que querem adquirir o item e que estão buscando por ele naquele momento, utilizando diferentes peças da sua campanha elaboradas de modo adequado para o seu objetivo. 

Como criar a sua persona?

Criar a persona da sua marca pode ser mais simples do que se imagina. Alguns passos simples podem guiá-lo nesse processo. 

1. Colete os dados dos seus clientes por meio de pesquisas

Que tal enviar uma pequena pesquisa para os atuais compradores da sua empresa e conhecer melhor o seu público? 

Esse tipo de ação é essencial para criar a persona da sua marca, ajudando a conhecer a faixa etária dos seus clientes, a formação deles, onde atuam, o que fazem nos momentos de lazer, etc. 

Você pode enviar perguntas-chave, tanto de cunho demográfico, quanto de pessoal, profissional, consumo e do relacionamento com a sua marca. 

Tudo isso ajuda a montar as características de um personagem, que será utilizado posteriormente na elaboração das suas campanhas. 

2. Analise as informações coletadas

Depois de receber as respostas da sua pesquisa, você deve perceber onde existe um padrão nelas, e então anotar esses dados para a construção da sua persona. 

As características que receberem o maior número de respostas parecidas devem ser utilizadas para criar o perfil do cliente ideal da sua marca. 

3. Estruture a sua persona

Nesta etapa, é onde a sua persona começa a ser, de fato, construída. 

Você poderá idealizar um personagem com rosto, nome, idade, formação acadêmica, profissão, etc, baseando todos esses elementos no que você já conhece dos seus compradores. 

Aqui, é interessante desenvolver um resumo sobre o seu personagem, dando vida para ele. 

Pode ser válido criar narrativas sobre situações que ele possa vivenciar, tornando-o cada vez mais próximo de uma pessoa real. 

4. Crie a persona junto com a sua equipe de marketing

A criação da persona da sua marca deve ser feita em conjunto com a equipe de marketing, já que ela será sempre responsável pela elaboração de campanhas de publicidade do seu negócio. 

Além de possibilitar uma maior familiaridade dos seus colaboradores com a persona, é possível que eles a conheçam melhor ao ajudar no desenvolvimento desse perfil fictício, o que também resultará no uso dele em anúncios e na divulgação da sua marca. 

Nesse sentido, entender a importância da persona e a utilidade dela dentro das suas ações de marketing é fundamental para ter maior sucesso e conquistar mais clientes para o seu negócio. 

Por isso, não deixe de criar o perfil do seu cliente ideal o quanto antes e desfrute de resultados cada vez mais assertivos para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://rockcontent.com/blog/personas/

https://www.mlabs.com.br/blog/brand-persona/#:~:text=Brand%20Persona%3A%20a%20pessoa%20que%20representa%20os%20valores%20da%20sua%20marca&text=E%2C%20acredite%2C%20para%20que%20o,prop%C3%B3sitos%20e%20identidade%20da%20mesma.

Deixe um comentário