Plano de saúde individual: o que é plano de saúde individual?

Um plano de saúde individual é aquele feito sob medida para a necessidade do paciente. Quem não tem dependentes, pode se beneficiar com um plano para uma só pessoa, seja para consultas médicas, exames laboratoriais, serviços odontológicos ou cirurgias.

As diferenças entre um plano de saúde individual, coletivo por adesão e empresarial não ficam apenas na quantidade de pessoas, mas também nos serviços prestados e no que diz respeito às burocracias.

Você tem interesse em contratar um plano de saúde pessoa física? Confira informações que podem ser úteis antes de fazer a contratação em uma operadora.

Plano de saúde individual – Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Taxa de contratação mais barata – Os planos de saúde individuais possuem taxas de contratação que podem chegar até R$ 20 ou nem serem cobradas. Nos planos coletivos você pagaria uma taxa de adesão no valor de uma mensalidade.
  • Pouca burocracia – Ao contrário dos planos coletivos, o plano de saúde individual não é muito burocrático. Basta entrar em contato com o corretor e levar seus documentos para contratar o plano.
  • Vigência do contrato imediata – No ato de assinatura do contrato ele já se torna vigente, sem a necessidade de esperar análise ou de pagar a primeira mensalidade.
  • Prazo de carência menor – As carências costumam ter prazos iguais, mas quem optar pelo plano de saúde individual terá 90 dias de carência para exames complexos, 90 dias a menos que no plano coletivo.

Desvantagens

  • Menor opção de plano – Os planos de saúde individuais, na maioria das operadoras, não existem mais à venda em canais tradicionais. Os planos considerados os melhores do país estão substituindo pelo plano coletivo por adesão.
  • Descredenciamento e demora na autorização – Qualquer empresa privada tem lá seus problemas, alguns maiores que os outros. Quem opta pelo plano de saúde individual deve saber que as maiores reclamações são por causa de descredenciamento, demora na autorização de procedimentos e falta de atendimento.

Este artigo respondeu sobre o que é plano de saúde individual, suas vantagens e desvantagens para que você possa escolher o melhor plano para sua vida.

Deixe um comentário