Plano de saúde sênior vale a pena?

A idade avançada faz com que apareçam dificuldades para o corpo, já que grande parte de sua força e de seu sistema imunológico se retraem, por isso, é essencial contar com um plano de saúde senior.

Esse cuidado redobrado é importante em horas de emergência, pois visa o atendimento especializado para essa faixa etária, que contará com o atendimento de profissionais competentes.

Se você está querendo saber se um plano de saúde para idosos vale a pena, destrinchamos neste post motivações para você entender a importância de um plano de saúde para a terceira idade.

A importância de um plano de saúde para idosos

Com a idade chegando, o corpo humano naturalmente tende a passar por dificuldades maiores, tanto em parte de imunidade quanto por parte da força, a qual vai diminuindo com o passar dos anos.

Com essa fragilidade, é natural que os órgãos, músculos e outras partes do corpo passem a precisar de maior atenção.

A terceira idade enfrenta esse problema, mesmo que nos dias atuais, com o aumento da qualidade de vida e a evolução em questão de tratamentos para idosos, tornam esses imbróglios mais fáceis de serem resolvidos.

O plano de saúde sênior é um dos responsáveis por essa evolução, pois traz a necessidade de dobrar a atenção sobre as pessoas da melhor idade e garantias de melhorias na saúde.

Os idosos, por sua vez, têm planos de saúde específicos para suas faixas etárias, conhecidos como o plano de saúde para idosos, contando com tratamento feitos para resolver e evitar problemas como dores nas articulações, ossos, musculatura, entre outros.

As vantagens de um plano de saúde senior

Como dissemos anteriormente, a terceira idade passa a encarar problemas na saúde com um organismo mais frágil, o que traz a urgência até ao menor dos quadros.

Por isso, tanto os idosos como suas famílias passam a se perguntar se existem vantagens nos planos de saúde seniores.

Uma das principais vantagens do plano sênior é o de a maioria das operadoras contarem com planos para idosos em sua lista de convênios, fazendo com que existem diversas opções para a faixa etária.

Porém, esses não são os únicos fatores vantajosos de um plano de saúde para idosos, as mensalidades, carências, portabilidade e programas de prevenção também fazem parte dessa modalidade de plano.

Abaixo, alguns outros tópicos que fazem o plano de saúde senior valer a pena:

Maioria dos planos contam com uma mensalidade com custo benefício

A maioria das operadoras pensam no bolso do interessado no plano, afinal, sabemos que com a necessidade de usufruir do convênio com maior frequência, é necessário algo financeiramente cabível aos contratantes.

Logo, se está procurando por um lugar que garanta a saúde do idoso, mas ao mesmo tempo, se preocupa com um custo-benefício, um plano sênior não trará problemas neste tópico.

Planos trazem flexibilidades nas escolhas

Planos seniores também costumam ser flexíveis quanto às acomodações e opções de atendimento. Esses adicionais, apesar de trazerem um custo maior, não são obrigatórios no contrato, o que é um sinal de maleabilidade.

O período de carência é comum em convênios para idosos

O período de carência em um plano de saúde é algo comum em convênios para idosos. 

Essa pauta é importantíssima, afinal, por conta da fragilidade, somada a urgência de atendimento,  o usuário do plano precisa contar com a carência.

A preocupação com doenças e lesões preexistentes

Lesões e doenças preexistentes são comuns de aparecerem para idosos, visto a fragilidade a partir de um certo tempo de vida.

Por conta disso, é natural por parte dos planos de saúde oferecerem atendimento imediato aos acometidos por enfermidades antes de contratarem o plano.

Assim, um idoso que comprova uma doença ou lesão preexistente pode ser atendido, dependendo do caso, imediatamente após a contratação do convênio.

Enfim, se a pessoa na terceira idade já foi diagnosticada com doenças como anemia, hérnia, hipertensão, câncer ou doenças cardíacas, ela pode contar com um atendimento mais rápido.

É normal contar com a portabilidade

A portabilidade entre planos é também facilitada em operadoras que contam com planos de saúde para idosos. Assim, a pessoa interessada pode trocar de plano sem ter dores de cabeça com períodos como o de carência e de cobertura parcial temporária.

Um grande fator, visto que a portabilidade cresceu 50% no começo de 2021.

A maioria dos planos contam com uma grande cobertura e rede de hospitais

Por conta da necessidade de passar por médicos e hospitais com frequência, os planos também oferecem uma cobertura de bom tamanho aos idosos.

Contar com mais opções de hospitais e profissionais traz menos deslocamento, o que torna a locomoção logisticamente mais acessível caso algum incidente, como fraturas, comuns na terceira idade.

Programas de bem-estar específicos para a faixa etária

Alguns planos contam com programas exclusivos para a prevenção de doenças, o que garante a qualidade de vida dos usuários do plano e é um diferencial, já que ajuda as pessoas idosas a serem mais resistentes contra incidentes que afetem a integridade física, 

Procure por ajuda para escolher seu plano de saúde

Escolher um plano de saúde para idosos depende de verificar diversos fatores. As vantagens que citamos acima podem não estar em todos os planos, por isso, é interessante procurar por uma empresa que auxilie na procura de um convênio.

Meta: A idade avançada faz com que apareçam dificuldades para o corpo, por isso, é de grande importância contar com um plano de saúde sênior.