Pular para o conteúdo

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em ações?

O investimento em ações é um dos investimentos mais conhecidos, populares e comuns para iniciantes, mas, você entende como funcionam os processos de investir em ações? Como começar, quais as principais estratégias, e principalmente quais são as vantagens e as desvantagens de investir em ações?

Para isso, é importante entender o básico de como funcionam as aplicações, que apesar de ser uma denominação conhecida, as informações mais importantes podem causar dúvidas. 

O que é e como funciona o investimento em ações? 

O investimento em ações é um dos investimentos mais conhecidos devido a sua popularização de resultados, informações e facilidade (dependendo do planejamento e tipo de ações que são aplicadas).

Primeiramente, é necessário entender o significado de “ações”: a ação é denominada como a menor parte de negociáveis do capital social de uma empresa (pessoa jurídica), ou marca. Com isso, a aplicação de ações trata-se de investir um determinado valor em parte desse capital, participando e recebendo pelos seus resultados, sempre de acordo com a aplicação feita e das condições estabelecidas. 

As ações pertencem a um grupo denominado de “renda variável”, nos quais a principal característica são as suas variações de capital, que dependem de muitos fatores: capital da empresa, política, economia, situações no país, entre outros.

A renda variável não pode fornecer um resultado ou métrica exata no momento da aplicação, pois o resultado só virá posteriormente. Muitos profissionais e especialistas consideram as ações um investimento arriscado, que não depende de muito planejamento e visão, apenas da situação do momento, no qual parte do valor do capital irá se transformar em outro, positivamente ou negativamente. 

Atualmente o investimento em ações é feito totalmente de maneira digital, visando os benefícios que a internet e a tecnologia são capazes de fornecer. Com isso, as ações são divididas em grupos, os tipos de ações: Ações ordinárias, Ações preferenciais, Ações blues chips, Mid caps, Small caps, entre outras.

Para posteriormente iniciarem as negociações no ambiente da Bolsa de Valores; que tem o principal objetivo de organizar todo processo de negociação e aplicação 

das ações e proporcionar segurança e garantia.

Com isso, uma empresa corretora responsável pela Bolsa de Valores irá disponibilizar as ações e negociações, e através de um cadastro e conta criada, os investimentos e negociações podem iniciar, para posteriormente obter um resultado em determinado período. 

É possível começar a investir em ações do zero? 

Sim, é possível investir em ações do zero, começando de fato como um investidor iniciante. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados e orientações para evitar perder dinheiro, investir errado e cair em golpes. As ações são partes de um capital de uma empresa, que por sua vez disponibilizará as negociações, mas, as negociações dependem de uma empresa corretora.

Então esteja ciente que o principal fator para um investidor iniciante é ter compromisso com uma empresa intermediária, seguir as projeções de negociações, horários e arcar com as demais responsabilidades, por isso muitos consideram um investimento de risco, devido a sua instabilidade e compromissos.

Todo investimento pode ser começado do zero, independentemente de serem ações, criptomoedas, imóveis, entre outros. Mas, é importante destacar que se tornar investidor é uma responsabilidade e requer comprometimento, pois como qualquer outro setor financeiro, necessita de engajamento.

Com a ascensão da internet e demais tecnologias, é possível de forma fácil entender como funciona esse mercado, conhecer como investir em ações, como investir em criptomoedas, quais as vantagens do Bitcoin e seu valor na transação de BTC BRL, quais os riscos da bolsa de valores, entre outras informações. Conheça uma empresa relevante e tenha acesso a esses conteúdos.

Quais são as vantagens de investir em ações? 

Você possui uma renda fixa a mais

pois com o investimento em capital é possível ter parte dos lucros de uma empresa pelo fato de ter direito pelo investimento. Principalmente quando trata-se de empresas consolidadas e estruturadas no mercado.

Praticidade e acessibilidade através da internet

que possibilita um espaço acessível de negociação entre as partes, direto do conforto de casa, sem se deslocar e sem muitas burocracias.

O investimento em ações é capaz de disponibilizar um campo bem variado de opções

desde valores mais altos, com investimentos menos burocráticos, até os mais complexos. Mas, antes de investir consulte um profissional para ter a orientação de um especialista.

É ser sócio de uma empresa de sucesso e receber um lucro alto compactuando com o sucesso da empresa

Mas, para isso é importante pesquisar e conhecer as possibilidades, investir com cautela e fazer uma estratégia correta. 

E quais são as desvantagens de investir em ações?

Existe grande chances de sofrer golpes ou perder dinheiro

Então conheça a empresa antes de investir, não acesse, envie seus dados ou aplique dinheiro sem antes conhecer de fato a plataforma e as avaliações da empresa enquanto um negociador.

Situações “fora de controle” podem acontecer e influenciar o resultado das ações

Seja uma negociação feita de forma irregular ou situações políticas e econômicas principalmente no país.

Não acredite em negociações rápidas e feitas sem seu posicionamento

Apesar de prático, existem algumas regras, horários e negociações corretas para validar o investimento. Confie em uma empresa renomada e em negociações que já obtiveram resultados legais, sempre fique atento a notícias de Osasco para ficar por dentro não só desse assunto como de diversos outros.

É um dos investimentos mais arriscados

Tenha completa noção que sempre é possível “perder” ou ter um resultado abaixo, não desista pela instabilidade, confie no processo e foque em um planejamento estratégico.