Quanto tempo dura o curso de corretor de imóveis e onde fazer?

Quer saber quanto tempo dura o curso de corretor de imóveis? Nós te ajudamos a conhecer mais sobre a profissão.

Até porque, trabalhar como corretor de imóveis exige muito mais do que se pode imaginar em um primeiro momento.  

Primeiramente, para começar não basta conseguir um emprego em uma imobiliária, um corretor de imóveis licenciado precisa realizar cursos de qualificação para exercer a profissão.

Isso é uma exigência do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), onde é ele quem regulamenta a profissão. Esses cursos garantem o mínimo de conhecimento sobre o ramo imobiliário e todo o processo.

Então, se você está pensando em se tornar um corretor de imóveis precisa começar a pensar em uma especialização. É por isso que vamos te contar agora quanto tempo dura o curso de corretor de imóveis.

Quanto tempo dura o curso técnico de corretor de imóveis?

O curso técnico em transações imobiliárias é reconhecido pelo CRECI e permite que o profissional atue como corretor. 

No entanto, o ensino é bem superficial e exige um curso complementar caso queira se tornar um corretor de imóveis de alto padrão, por exemplo.

Dessa forma, esse curso é ideal para quem precisa começar logo a trabalhar e não pode investir muito no aprendizado. 

Algumas instituições oferecem o curso com mensalidades a partir de R$ 100,00, o que é um valor bem acessível.

Além disso, você como aluno, ainda pode escolher por realizar o curso presencial, híbrido (com aulas presenciais e online) ou totalmente online. É mais fácil para você decidir o que encaixa melhor na sua rotina. Para escolher um bom curso de corretor de imóveis procure o CRECI da sua cidade e veja quais as instituições cadastradas. 

O SENAC oferece opção de curso técnico de transações imobiliárias com duração de apenas 10 meses. 

Por fim, todo o ensino é online e reconhecido pelo MEC, além de oferecer diploma e conclusão do curso.

Quanto tempo dura o curso tecnólogo de corretor de imóveis?

O curso tecnólogo de corretor de imóveis tem duração de aproximadamente 2 anos, podendo sofrer variação de acordo com a instituição. 

Dessa forma, esse curso abrange quase a mesma grade que o bacharelado, porém com um ensino um pouco mais superficial.

Nesse curso tecnólogo o ensino é mais voltado para a prática da profissão, mas abordando temas importantes. 

Como, por exemplo, você pode ter acesso à parte de gestão e como funciona o mercado imobiliário. Para garantir que a instituição tem credibilidade, procure no MEC a lista de instituições credenciadas.

Por fim, caso você esteja procurando uma instituição, a Faculdade Estácio de Sá tem curso tecnólogo de Negócios Imobiliários, com duração de 2 anos e reconhecido pelo MEC.

Quanto tempo dura o curso de graduação de corretor de imóveis

O curso de graduação para corretores de imóveis tem duração mínima de 4 anos e pode ser realizado presencialmente ou online. 

Nesse sentido, esse curso tem uma grade curricular mais completa e aprofundada sobre todos os pontos do ramo imobiliário.

Para quem pode investir, vale a pena realizar a graduação de ciências imobiliárias. As possibilidades de trabalho e o conhecimento são diferenciados.

Conseguir um curso de bacharelado para corretor de imóveis pode ser um pouco mais difícil, porém no MEC é possível encontrar todas as instituições cadastradas.

O que fazer durante o curso de corretor de imóveis

Assim que começar o seu curso de corretor de imóveis, independente da opção escolhida, procure um estágio. O CRECI exige pelo menos 180 horas de estágio cadastrado para que consiga seu registro profissional.

Assim, é preciso conseguir um estágio e solicitar seu registro de estagiário junto ao CRECI. Depois de concluir o curso você poderá solicitar seu registro profissional e já atuar na área.

O estágio é importante para oferecer a experiência que os cursos teóricos não oferecem. Algumas instituições ajudam os alunos a conseguir estágio logo nos primeiros meses de curso, mas você também pode procurar por sua conta.

Considerações finais

Agora que você sabe a média de tempo que dura os cursos de corretores de imóveis, o que está esperando para embarcar no mercado de venda de imóveis e ganhar muito dinheiro?

Assim, por mais difícil que possa parecer, para os amantes da profissão, ela com toda certeza pode ser uma boa opção.