Razões para estudar matemática

A matemática tem um potencial significativo para revelar padrões e estruturas, permitindo-nos compreender o mundo que nos rodeia. Entretanto, quando esses padrões são inventados ou descobertos, geralmente em campos aparentemente muito diferentes da ciência e da tecnologia.

Neste artigo, falaremos com detalhes as razões para estudar matemática para mais informações continue lendo!

Porquê estudar Matemática?

A matemática poderá ser usada para controlar, explicar e medir processos naturais, além de ter um impacto universal em nossas vidas diárias e dar uma contribuição decisiva para o progresso e o bem-estar humanos.

Além de sua beleza inerente e conteúdo abstrato (teorias, axiomas e teoremas), a matemática também inspira diferentes maneiras de pensar. 

Ao mesmo tempo, é versátil e poderosa, incluindo experimentação, manipulação simbólica, lógica e análise dedutiva e raciocínio de dados, abstração, otimização, simulação e modelagem. Possui campos de aplicação quase ilimitados e existe em quase todos os campos do conhecimento humano.

Além disso, a matemática não tem limites para a imaginação. No entanto, é a única ciência que pode passar da observação das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis.

Aprender matemática pode desenvolver uma variedade de habilidades, aptidões e talentos e não apenas essencial para concursos públicos: são essenciais para uma integração contínua e bem-sucedida no mercado de trabalho atual.

  • Desenvolver raciocínio lógico e dedutivo, bem como habilidades de generalização e abstração;
  • Permite modelar situações reais e facilita sua simulação, medição e controle por meio de sua representação simbólica de potencial (fórmulas, equações, gráficos);
  • Desenvolve a capacidade de resolver e formular problemas com precisão e obter controle, cálculos, tomada de decisão e resultados rapidamente
  • Versatilidade para desenvolver a criatividade, se adaptar a novas situações e superar novos desafios
  • Desenvolve a capacidade de sonhar! Ele permite que você imagine mundos diversos, e também torna possível para você comunicar esses sonhos de uma maneira clara e inequívoca.

Por todas essas razões, tornar-se um matemático é embarcar em uma carreira muito atraente, com grande potencial de realização pessoal. Além do ensino e da pesquisa puramente aplicada, o treinamento em matemática abriu um amplo campo de oportunidades de carreira e está sendo cada vez mais exigido por muitos empregadores – seguradoras, finanças, serviços, indústria, empresas, entre outros.

Nove razões para gostar e estudar matemática

Ajuda na concentração

Matemática é talvez o assunto que requer mais atenção, porque afinal, se você pode ler um artigo em partes, não pode parar uma conta no meio sem ter que começar de novo. 

Portanto, quem leva esse assunto a sério tem um foco maior – claro que isso também vai ajudar todos os outros assuntos.

Deixa a brincadeira muito mais divertida

Banco imobiliário, batalhas navais, jogos de memória. Estes são apenas alguns jogos que exigem habilidades matemáticas. 

Entretanto, além deles, existem vários outros. Portanto, não há dúvida: além de ser um dos assuntos mais importantes, essenciais no nosso dia a dia, pode tornar a vida ainda mais interessante!

Desenvolve o raciocínio

É verdade que todas as disciplinas escolares desenvolvem o raciocínio. Entretanto, é inegável que, entre eles, a matemática é o mais poderoso. 

Manipular cálculos e números – dos mais simples aos mais difíceis – é uma arma poderosa para aprender um raciocínio melhor e mais rápido. Não estamos falando apenas de raciocínio matemático.

Portanto, a matemática é útil para todas as disciplinas, até mesmo para o português!

Estimula a descoberta

Matemática é experimento. Entretanto, um bom professor sabe como encorajar crianças e jovens a raciocinar e alcançar resultados à sua maneira. Portanto, quando você entende matemática, torna-se uma atividade agradável.

Facilita a vida cotidiana

Quase tudo o que fazemos requer matemática, desde calcular quanto arroz precisamos cozinhar para o almoço até planejar como usar nossa mesada ou salário. Em outras palavras: compreender a matemática é essencial para viver em sociedade.

Favorece a autonomia

Não existe um método único para obter os resultados de cálculos matemáticos. Por tanto, se bem estimulados, adolescentes e crianças podem criar suas próprias fórmulas e métodos, o que os transformará definitivamente em pessoas mais independentes e autônomas.

Mostra o prazer dos desafios

A vida é apenas uma série de desafios. No entanto, primeiro temos uma escola, depois fazemos um exame, encontramos um bom emprego, permitimos que nossos filhos recebam uma boa educação e assim por diante.

Embora a matemática enfrente todos os desafios (e a alegria de superá-los), a capacidade de mostrar às crianças e aos jovens que os desafios podem ser agradáveis ​​e até importantes para a nossa maturidade.

Pode fazer de você um campeão

A Olimpíada de Matemática é um evento anual. Esta é uma maneira divertida e emocionante de despertar o seu gosto para os números e mostrar o seu talento.

Valoriza o esforço

Embora seja uma atividade intelectual, a matemática é suor: não é simples e requer muito do nosso cérebro. Além disso, adolescentes e crianças perceberão que somente aqueles que realmente trabalham duro podem obter a resposta correta – esta é uma lição que sempre será lembrada.

Outras cinco razões para você gostar de estudar matemática

Você gosta de matemática? Não? Bem, compreensível, afinal, poucas pessoas simpatizam com cálculos. Se sua resposta for sim, isso seria ótimo.

Em minha carreira acadêmica, conheci colegas que odeiam matemática. Me perguntava (e ainda me pergunto) o que torna esse assunto tão difícil para muitas das pessoas. Talvez seus cálculos complexos, fórmulas que são difíceis de lembrar, etc.

Na verdade, aprender matemática não é tão simples quanto aprender filosofia, história, geografia, e entre outros. Para estudá-la requer mais atenção, dedicação e, o mais importante, mais interesse. Talvez eu (deliberadamente) tenha entendido o ponto: alguns alunos não têm interesse. 

Pense nisso, poderá não ser simples, mas aprender matemática é como aprender qualquer outra matéria. No entanto, para fazer isso, você precisa se esforçar mais do que o normal em outra matéria. Aqui estão cinco razões para estudar matemática.

  1. Ao dominar os números, você se sentirá muito feliz e impressionado, e seu cérebro ficará surpreso;
  2. A matemática existe em nossas vidas diárias. Tudo tem matemática. Na verdade, ele existe apenas para explicar e simplificar as coisas (mesmo se você tiver outras impressões);
  3. Como cidadão consciente e em mudança, sua realidade significa saber e saber lidar com os números. Além disso, você não quer ser manipulado por alguém que conhece, quer?
  4. Existem em todas as disciplinas precisas, portanto, dominar o conteúdo da matemática significa dominar outras disciplinas (como biologia, física, química);
  5. Trabalhos que não requerem conhecimento exato e usam vários cálculos são raros. Entretanto, sem isso, suas chances de encontrar um bom emprego diminuíram.