SpeedTest Copel – Teste de Velocidade

O teste de velocidade da SpeedTest Copel permite medir a velocidade real da conexão ADSL, fibra ótica ou móvel. Você pode fazê-lo através de WiFi ou através de um cabo de rede.




O teste de velocidade permite saber se você está realmente recebendo a velocidade contratada com o provedor de Internet. Isto é, se ele nos oferece o que pagamos.

Como funciona o teste de velocidade da SpeedTest Copel

O teste é primeiro carregado com o download de um arquivo pequeno (silencioso e excluído). Durante o download, o teste de velocidade indica em uma marca a velocidade na qual os dados desse arquivo estão sendo recebidos. O resultado final é a velocidade média na qual o arquivo inteiro foi baixado. A ferramenta calcula e faz tudo por você, você não precisa se preocupar com nada.

O teste faz um teste semelhante para a velocidade de upload. Em vez de receber um arquivo, ele mede a conexão de upload enviando dados.

Quando o teste de velocidade SpeedTest Copel terminar, você verá o resultado final.

  • Teste de velocidade com ADSL

Se a sua conexão for do tipo ADSL, é completamente normal receber uma velocidade um pouco menor que a contratada. Se, por exemplo, o seu ADSL for de até 20 Mb, o resultado do teste poderá ser de 15 Mb e 10 Mb de velocidade ainda menor. Isso se deve às características técnicas dessas conexões. Em ADSL, o importante é, acima de tudo, que a velocidade seja suficiente para você.

  • Teste de velocidade com fibra ótica

Se, em vez disso, sua conexão for de fibra ótica, a velocidade do teste deverá ser semelhante à do contrato. Essa é a principal vantagem dessas conexões, já que as velocidades anunciadas são “reais”.

  • Teste de velocidade via Wi-Fi

Se você executar o teste de velocidade através de seu WiFi, note que velocidade pode ser menor do que a que você contratou. Na verdade ao usar o WI-FI, você estará conectado a sua conexão ADSL, fibra ou outra tecnologia (tais como WiMax, satélite ou 4G). De qualquer forma, um teste através de WiFi também é útil para saber a que velocidade você normalmente navega com o seu dispositivo.

Como fazer um bom teste de velocidade de internet?

  • Feche qualquer aplicativo que use a Internet (P2P, outras janelas do navegador, etc.)
  • Verifique se não há outro computador na sua rede usando a Internet
  • Lembre-se que o WiFi subtrai a velocidade real. Conecte por cabo ou verifique se você tem a melhor cobertura WiFi.
  • Desabilite o antivírus se o teste mostrar valores irreais ou não funcionar corretamente

Faça o teste de velocidade SpeeedTest Copel

Clique no botão “INICIAR” para começar o teste de velocidade de internet.

Interpretando os resultados

  • Você pode ver o IP público que sua operadora atribuiu a você
  • O resultado mostra a velocidade máxima de download que conseguiu sustentar sua conexão por pelo menos um segundo
  • A velocidade de upload indica a velocidade de upload de conteúdo para a rede
  • A latência ou de ping é o tempo que leva para enviar e receber resposta. Menos é melhor.
  • A curva de velocidade começa no zero e geralmente estabiliza nos primeiros segundos. Quanto mais plana, mais estável é a conexão. As conexões ADSL ou a cabo devem desenhar um gráfico plano, enquanto as da internet móvel flutuam. Se o gráfico de velocidade for muito irregular e contiver grandes saltos, é provável que o teste não seja válido.
  • Ao clicar em [Registro], você verá outros detalhes do teste, como jitter (flutuação de ping), horário de início, velocidade média, simetria etc.
  • Compartilhe o certificado de resultados em redes sociais para demonstrar o desempenho de sua conexão

Leave a Comment