Tabela Fipe Carros: Como consultar a tabela fipe carros?

Consultar a Tabela Fipe Carros, antes de comprar ou vender um veículo, é a melhor maneira de garantir a melhor oferta durante a negociação. Afinal, é por meio dessa prática, que você consegue descobrir o valor médio que está sendo praticado no mercado atualmente, o que reduz as chances de ser enganado.

Tabela Fipe Carros - Como consultar a tabela fipe carros_

Contudo, ainda existem muitas pessoas que desconhecem o que é essa tabela ou sentem dúvidas sobre como consultá-la. Caso você também seja uma delas, então continue lendo esse post para descobrir mais informações sobre essa ferramenta e principalmente o melhor método de consultá-la. Confira:

1 – O que é a Tabela Fipe Carros?

A Tabela Fipe Carros é a principal ferramenta para quem deseja comprar ou vender esse tipo de veículo. Isso porque, nela estão expressos os preços médios adotados pelo mercado, para os mais variados tipos de modelos, marcas e ano.

Para definir os valores dessa tabela, a Faculdade de Economia e Administração da USP, realiza mensalmente uma pesquisa de preços de carros novos, seminovos e usados em 24 estados brasileiros. Com base nos dados coletados, é estipulado um valor médio para cada modelo de carro que circula no país.

Devido ao alto grau de confiabilidade e precisão dessa pesquisa, ela é usada como base de cálculo de tributos e seguros veiculares. Além disso, é a referência de precificação de concessionárias e instituições financeiras.

O grande diferencial dessa ferramenta, é que ela pode ser consultada de uma maneira simples e prática, por qualquer pessoa. Confira abaixo como descobrir o valor médio de qualquer modelo de carro no país.

 

2 – Como consultar a Tabela Fipe

O proprietário do carro pode consultar o preço do seu veículo, através de um processo 100% online e rápido. Para tanto, é preciso que ele realize o seguinte passo a passo. Confira:

 

  • Acesse o site da Tabela Fipe Carros
  • Localize na aba superior a opção “Índices e Indicadores”
  • Clique na opção “Preço médio de veículos”
  • Selecione a categoria carro
  • Informe o período de referência da consulta
  • Informe a marca do veículo
  • Selecione o modelo e ano do carro
  • Clique em pesquisar

 

Em seguida é exibida uma página contendo as principais informações sobre o preço médio do carro consultado. Vale a pena destacar, que através desse processo é possível ter acesso ao valor de mercado atualizado do veículo e que pode ser usado como base em qualquer negociação.

 

3 – Como usar a Tabela Fipe Carros na prática

Consultar a Tabela Fipe Carros é uma ação obrigatória, para quem deseja realizar uma boa negociação. Afinal, através dela é possível saber, se o preço de venda que está sendo cobrado por um veículo está acima ou abaixo do valor praticado pelo mercado atualmente.

Da mesma forma, pode ser usada no momento de estipular o preço do carro que será vendido. Em ambos os casos, torna-se mais fácil negociar e obter o melhor valor de mercado.

Em todas as situações, é sempre recomendado realizar a impressão das informações da Tabela Fipe, antes de iniciar qualquer tipo de negociação. Assim como, usá-la no momento de argumentar valores e taxas.

Por essa razão, ela torna-se a principal aliada para quem não possui noção de preços de veículos no mercado e deseja adquirir ou vender um carro, pelo melhor preço. Não é a toa, que ela é a ferramenta de precificação mais utilizada em todo o país.

Outro motivo para consultar essa tabela, é a de que ela irá determinar o valor do seguro do automóvel. Isso mesmo, as seguradoras usam esse índice como base para estipular os preços da cobertura para perda total ou parcial do veículo, assim como na ocorrência de sinistros.

 

Agora que você sabe o que é e como consultar a Tabela Fipe Carros, é crucial que você a utilize antes de fechar qualquer tipo de negociação do veículo. Essa simples prática, irá garantir a realização de uma compra ou venda vantajosa para ambas as partes.

É importante também que durante qualquer negociação, você questione ao vendedor se o preço proposto tem como base a Tabela Fipe. Caso seja utilizada, você tem a tranquilidade de que não estão sendo cobrados valores abusivos.

Deixe um comentário