Pular para o conteúdo

Vantagens da terceirização de serviços

A terceirização de serviços é algo de grande importância para que uma empresa possa alcançar o sucesso. Isso porque, conforme ela vai crescendo, tanto as demandas contra as responsabilidades tendem a aumentar logo, chega-se a um ponto onde os profissionais não conseguem atender a todas as demandas e atividades.

Nesse caso, surge a necessidade de terceirização. Mas você já pensou quais as vantagens de terceirização de serviços?

Embora essa prática não seja vista com bons olhos nos dias atuais, principalmente porque muitos trabalhadores afirmam perder grande parte dos seus direitos, saiba que é uma das melhores opções para grandes e pequenas empresas que desejam descentralizar os seus serviços.

A partir dessa decisão, abre espaço para se preocupar com questões centrais dos negócios, como novas parcerias, logística, etc. 

Para esclarecer os leitores acerca das vantagens da terceirização de serviços, criamos este texto. Nele iremos falar um pouco mais sobre o que é terceirização de serviços, os principais nichos de empresas que se beneficiam com essa prática, vantagens e desafios a serem enfrentados. Sendo assim, para não perder nada, continue acompanhando o texto abaixo.

O que é terceirização de serviços?

terceirização de serviços

A terceirização de serviços consiste na contratação de uma empresa para desempenhar certa atividade na sua instituição.

Em outras palavras, se você é gerente de um hospital e deseja encontrar pessoas para realizar a limpeza das instalações. Nesse caso, ao invés de contratar profissionais específicos, você contrata uma empresa para cuidar de todo esse serviço.

Sendo assim, podemos dizer que a terceirização de serviços é uma forma de garantir qualidade e eficácia nas tarefas essenciais e nos objetivos dos negócios, assegurando que as demais atividades possam ser realizadas sem ter que se preocupar com as que foram terceirizadas.

Nesse sentido, foi criada a lei 13.429/2017, chamada de Lei da Terceirização. De acordo com ela, é possível terceirizar tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim. Para entender melhor, as atividades-fim são consideradas essenciais para realização dos objetivos da empresa, ou seja, é aquilo que ela entrega aos seus clientes.

Já as atividades-meio não são os objetivos principais de uma organização. Na verdade, são apenas atividades de apoio, necessárias para o bom andamento dos negócios.

Hoje, as principais empresas que mais utilizam serviços terceirizados e se beneficiam com a prática são:

  • Empresas de construção civil;
  • Empresas de manutenção geral;
  • Empresas prestadoras de serviços de jardinagem;
  • Empresas prestadoras de serviços de limpeza.

Contudo, o mercado está aderindo cada vez mais essa prática e terceirizando as atividades que não são consideradas essenciais para a finalidade da sua empresa. É justamente por isso que surgem diversas vantagens da terceirização de serviços, como aquelas que iremos citar logo mais.

Principais vantagens da terceirização de serviços

Abaixo, você confere algumas das principais vantagens da terceirização de serviços:

Aumento na produtividade

Uma das vantagens da terceirização de serviços é justamente o aumento da produtividade. Isso porque ao delegar tarefas para outra equipe, você não precisa se preocupar nas formas de realizá-la. Isso permite que você foque as suas energias na resolução dos problemas principais da sua empresa.

Redução nos custos

Outra excelente vantagem da terceirização de serviços é uma redução significativa nos custos referentes às despesas, uma vez que contratar uma empresa terceirizada é menos oneroso do que contratar profissionais para realizar as atividades.

Sendo assim, além de não ter que se preocupar com questões burocráticas, você ainda obtém uma redução significativa nos custos das atividades.

Contratação de serviços especializados

As empresas terceirizadas que prestam serviços geralmente possuem mão-de-obra qualificada especializada. Sendo assim, a terceirização das atividades pode gerar resultados melhores para sua empresa.

A partir disso, todas as atividades são realizadas da melhor forma possível, através de pessoas qualificadas especializadas. 

A título de exemplo, temos as empresas que oferecem seus serviços através das redes sociais. Nesse caso, podem contratar outras empresas especialistas, de modo a atuarem especificamente no gerenciamento de anúncios do Instagram.

Maiores desafios da terceirização de serviços

Agora que você já conhece as principais vantagens da terceirização de serviços, está na hora de entender quais são os desafios enfrentados para aplicar essa prática nas empresas. 

Competitividade entre os colaboradores

Um dos primeiros desafios a serem enfrentados é justamente a competitividade entre os colaboradores contratados pela empresa e aqueles que foram terceirizados. Com isso, o ambiente de trabalho pode se tornar um pouco difícil de gerir.

Nesse caso, é importante que o gestor crie na empresa uma cultura em que todos se sintam valorizados e parte de um organismo cujos objetivos beneficiam a todos.

Gestão dos fornecedores

Outro desafio muito comum nas empresas que terceirizam alguns de seus serviços é a gestão dos fornecedores. Isso porque a empresa contratante precisa se operar. O comprimento de cada uma das atividades prestadas.

Isso inclui desde atividades mais básicas do dia a dia até aquelas consideradas de maior importância.

A partir disso, torna-se possível fazer uma avaliação contínua dos serviços que são prestados pelas empresas terceirizadas, bem como evitar que o resultado seja inferior ao que é buscado ou que ficou acordado com a contratada.

Considerando a terceirização das atividades, vale a pena fiscalizar se a contratada está cumprindo com todas as suas obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Conclusão

Diante do exposto, podemos considerar inúmeras vantagens da terceirização de serviços, principalmente no que diz respeito ao diz encargo de determinadas obrigações, que podem ser delegadas a outras empresas.

Fora isso, existem algumas questões simples, relacionadas aos desafios encontrados na implantação desse tipo de serviço em negócio. Contudo, como se percebe, são questões pontuais e que podem ser facilmente resolvidas por um gestor comprometido com a empresa.

Dessa forma, podemos dizer que a terceirização de serviços pode ser uma excelente escolha para sua empresa, principalmente se o crescimento dela está dificultando a gestão de algumas atividades consideradas mais simples e não-essenciais ao desempenho dos trabalhos, como é o caso das atividades de limpeza e organização.

Assim, finalizamos o nosso texto que trata das principais vantagens da terceirização de serviços, dos desafios, etc.

Torcemos para que esse texto seja útil para você, que está pensando em terceirizar algumas atividades do seu negócio. Se restou alguma dúvida, use os comentários e nos diga qual foi. Assim que possível, nossa equipe irá respondê-la.