Pular para o conteúdo

Como se proteger na internet?

Desde que a internet chegou e foi se transformando até chegar ao que é hoje, ela também se tornou um meio fácil para que criminosos cibernéticos perturbassem a paz dos usuários. 

Apesar de ser uma excelente ferramenta para todos nós, seja para os estudos, trabalho, comunicação, etc, como tudo ela possui o seu lado negativo que são esses riscos. Nos dias atuais, utilizar a internet deve ser feito com muita cautela e suspeitando de qualquer link ou anúncio suspeito.

Por conta disso, é inteligente de nossa parte começar a colocar em prática algumas medidas de segurança sempre que formos utilizar as redes, afinal, a melhor maneira de se proteger é se precavendo do mal.

A seguir, iremos te apresentar alguns dos principais perigos da internet e já emendar com excelentes dicas para que você possa se proteger de maneira devida. Vamos lá!

Principais perigos da internet

Como se proteger na internet?

Saber identificar e entender quais são os perigos da internet pode te ajudar a se proteger de possíveis ataques cibernéticos. Entre os principais que existem atualmente, temos:

Malware

O malware é um software malicioso que é criado especialmente para gerar transtorno na internet, sendo responsável por roubo de dados, invasões diversas e, claro, por espalhar esse mal para vários arquivos quando já está devidamente instalado no aparelho ou sistema.

Entre os principais malwares que existem até então, temos o vírus, o spyware e vários outros. Ter o seu aparelho invadido por um malware pode resultar em muita dor de cabeça e vazamento de dados importantes.

Phishing

Outro perigo que devemos nos atentar é o phishing, que utiliza meios de comunicação, como o e-mail, para conseguir tirar informações pessoais dos usuários ou até mesmo conseguir extrair dinheiro através de boletos falsos.

Esse perigo pode muito bem passar despercebido para quem ainda não está familiarizado com esse tipo de ataque, afinal, muitos são bem feitos para parecerem com o e-mail enviado pelas empresas. Por isso, é muito importante ler bem e analisar os detalhes antes de efetuar qualquer ação.

Crimes de roubo de identidade

Isso mesmo, os criminosos também têm efetuado o roubo de identidade para conseguir se passar por uma pessoa e, com isso, obter informações de conhecidos e familiares desse indivíduo.

Isso tem acontecido muito pelo WhatsApp, um golpe que tem feito muitas pessoas perderem dinheiro.

Dicas para se proteger

Se não quiser passar por situações de perigo, essas dicas poderão te ajudar:

Senhas e duplas autenticações nas redes sociais

As senhas utilizadas devem ser fortes e grandes, para que seja mais difícil conseguir decifrá-las em uma tentativa de invasão. Evite utilizar senhas que tenham relação com a sua vida pessoal ou profissional, como nome de bichinhos de estimação, datas importantes, etc.

Além disso, outra forma de proteger suas redes e canais de comunicação é através da autenticação de dois fatores, que irá exigir muito mais do criminoso e, possivelmente, ele não terá êxito em suas redes.

O processo de autenticação de dois fatores é super simples de ser ativado e pode ser feito nas configurações de cada rede social que já possui essa opção.

Compartilhamento de dados

Mesmo que o compartilhamento de dados seja feito entre pessoas conhecidas, evite realizar esse compartilhamento na internet. Isso deixa muito fácil para que criminosos cibernéticos obtenham as informações que eles desejam.

Nas empresas, por exemplo, pode ser utilizada a criptografia com o fim de ocultar dados importantes e manter apenas o acesso para pessoas necessárias.

Wi-fi público

Você sabia que utilizar a rede de wi-fi pública pode ocasionar uma invasão no seu dispositivo móvel? É isso mesmo, essas redes são muito vulneráveis e podem facilmente serem utilizadas para invadir esses aparelhos e roubar informações pessoais.

Por isso, evite utilizá-las se não for algum tipo de urgência, principalmente se você estiver com um aparelho da empresa.

Links enviados por WhatsApp ou e-mail

Evite clicar em qualquer link que chegue até você, afinal, muitos deles são links maliciosos e estão prontos para invadir e roubar os seus dados pessoais em poucos minutos.

Sempre verifique antes de clicar, pergunte à pessoa que enviou do que se trata e, se chegar em um grupo de WhatsApp, não clique até que sinalizem que é seguro. Ser precavido é essencial para se proteger destes perigos.

Instalação de antivírus

Por fim, instale um bom antivírus nos seus aparelhos, afinal, ele irá ajudar a controlar possíveis ameaças, avisará quando um link for suspeito e te impedirá de instalar apps e programas que possam apresentar ameaças.

Com essas medidas, e com uma plataforma de cibersegurança, certamente você irá reduzir bastante os riscos de sofrer um ataque cibernético.