Pular para o conteúdo

Gatilhos mentais para vendas

Você já ouviu falar a respeito de gatilhos mentais para vendas? Entender sobre esse assunto pode ser interessante para fazer com que o seu negócio caminhe rumo ao sucesso.

A verdade é que vender não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, é preciso convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é a melhor opção no mercado.

Mas, para que isso aconteça, é essencial entender como funciona a mente humana e quais são os gatilhos mentais para vendas mais eficazes.

Sendo assim, no artigo de hoje, iremos mostrar como você pode utilizar as estratégias de gatilhos mentais para vendas, fazendo com que a sua conversão em vendas se torne maior.

Gostou do assunto e quer saber mais sobre ele? Então é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que são gatilhos mentais para vendas?

Profissional usando gatilhos mentais para vendas.

Em suma, os gatilhos mentais nada mais são que estratégias psicológicas que influenciam a tomada de decisão das pessoas.

Eles ativam regiões do cérebro responsáveis pela emoção, memória e motivação, o que faz com que o indivíduo tome uma decisão mais rapidamente e com mais convicção.

Vamos supor que você queira trabalhar a ideia de “adega perto de mim“, por exemplo, de modo a aumentar a quantidade de clientes locais.

Nesse caso, existem alguns gatilhos mentais para vendas que com certeza poderiam ajudar nesse processo.

Quais são os principais gatilhos mentais para vendas?

Existem diversos gatilhos mentais para vendas, mas alguns são mais eficazes do que outros. No entanto, é preciso averiguar qual é mais adequado para o seu caso.

Para que você possa entender um pouco melhor a respeito desse assunto, iremos falar abaixo sobre os principais gatilhos mentais que você pode usar em suas campanhas de vendas.

Escassez

Nada mais é quando se apresenta o produto como sendo algo limitado. Nesse caso, a pessoa tem a sensação de que pode perder a oportunidade de adquiri-lo e se sente motivada a comprar.

 A sensação de urgência é criada e a pessoa é motivada a agir rapidamente para garantir a aquisição do produto antes que seja tarde demais. 

Esse gatilho mental é muito eficaz, especialmente quando combinado com outras estratégias de vendas, como promoções relâmpago e ofertas exclusivas por tempo limitado.

Urgência

Trata-se de quando o vendedor consegue imputar ao cliente que um determinado produto é algo do qual irá resolver o problema que tem.

Um grande exemplo disso são as roupas para disfarçar estômago alto, onde o vendedor pode mostrar que essa é a melhor solução rápida para o problema.

Prova social

Esse é um dos melhores gatilhos mentais para vendas, que consiste em mostrar aos seus clientes a satisfação de pessoas que já adquiriram o produto em questão.

Isso cria uma sensação de confiança e segurança na mente do consumidor, que se sente mais propenso a realizar a compra. 

A prova social pode ser reforçada também através de depoimentos, avaliações positivas e compartilhamentos em redes sociais, o que aumenta ainda mais a credibilidade do produto e da marca. 

É preciso destacar que a prova social deve ser genuína e honesta, caso contrário, pode prejudicar a imagem da empresa e afastar os clientes.

Reciprocidade

É quando a pessoa recebe algo de valor de forma gratuita. Dessa forma, ela tende a se sentir obrigada a retribuir, o que pode se transformar em uma compra.

Isso pode ser utilizado como uma estratégia de vendas, uma vez que a pessoa pode se sentir motivada a realizar uma compra após ter recebido algo de forma gratuita. 

É preciso destacar que o valor oferecido deve ser relevante para a pessoa e estar alinhado com o produto ou serviço oferecido para que o gatilho da reciprocidade seja efetivo.

Novidade

É um tipo de gatilho mental onde se deve apresentar o produto em questão como sendo algo inovador ou exclusivo.

Ao fazer isso, a pessoa tende a se sentir atraída pela novidade e motivada a adquiri-lo.

A sensação de estar adquirindo algo novo e diferente dos demais também pode ser muito motivadora para o consumidor, aumentando ainda mais as chances de efetivar a compra. 

Por isso, utilizar esse gatilho mental pode ser uma estratégia eficaz para chamar a atenção do público e aumentar as vendas de um produto.

Autoridade

Nada mais é quando a pessoa percebe que o vendedor é uma autoridade no assunto. Quando isso acontece, ela tende a confiar mais no produto ou serviço oferecido.

Então, se você vai vender uma bicicleta motorizada 100cc, por exemplo, procure se mostrar um vendedor de autoridade, que entende do assunto do qual está falando.

Como usar os gatilhos mentais para vendas?

Agora que você já conhece os principais gatilhos mentais para vendas, é hora de saber como utilizá-los em suas campanhas de vendas.

Procure utilizar o gatilho da escassez e a urgência para criar promoções relâmpago e ofertas exclusivas.

Assim, fará com que os clientes se tornem mais suscetíveis a comprar o seu produto.

No entanto, procure fazer uso de depoimentos de clientes satisfeitos para criar provas sociais e aumentar a confiança do cliente.

Aproveite as redes sociais para criar autoridade, compartilhando conteúdo de qualidade sobre o seu produto ou serviço.

Ofereça brindes ou materiais gratuitos de valor para acionar o gatilho da reciprocidade.

Destaque as características únicas e inovadoras do seu produto ou serviço para ativar o gatilho da novidade.