O que levar em conta na hora de comprar seu notebook?

Como a maior parte das rotinas é feita pela internet, o notebook se tornou um aparelho essencial, mas não é fácil fazer a escolha de acordo com as funcionalidades desejadas e o valor máximo para pagar, afinal o melhor da tecnologia tem um alto custo.

Para quem deseja comprar o primeiro computador ou trocar o quebrado, confira algumas dicas para ajudar nesta tarefa:

Tipos de atividade

comprar seu notebook

O uso do computador portátil indica o modelo ideal em suas configurações, veja os principais:

Estudo 

O estudo requer um notebook simples, que ofereça navegação na internet sem impedimentos, perfeito para ver aulas online, abrir arquivos, fazer leituras e outras atividades mais leves.

notebook  para estudar

Esse tipo de aparelho é usado por crianças e adolescentes na fase escolar. Não é o ideal para estudantes universitários, principalmente os que utilizam programas pesados de edição, como Corel, Photoshop e tantos outros.

Os mais acessíveis contam com 4GB de memória, mas os indicados devem ter ao menos 8GB, assim suportam diversas atividades ao mesmo tempo. Já o processador é desejável sempre o mais avançado possível, no mínimo um Core I3;

Games

notebook  para games

Sem dúvidas os notebooks direcionados para games precisam ser mais robustos, por isso custam muito mais. Mesmo em jogos online é preciso uma excelente placa de vídeo dedicada para melhorar ao máximo os recursos visuais, além de memória e processador potentes. 

A memória deve ficar em torno de 16GB, no mínimo para rodar é 8GB, mas funciona vagarosamente. Já o processador varia entre o Core I5 e I7, que são avançados, mas tudo depende do quanto pode ser investido no computador. Lembrando que por ser um notebook não é possível montar de acordo com as necessidades, pois já são padronizados.

Trabalho 

notebook para trabalho

Parte das pessoas passou do trabalho presencial para o home office, e isso exige uma notebook com maior potência para que diversas atividades sejam feitas de uma só vez. O indicado é uma tecnologia mediana para não ficar na mão durante o expediente.

A memória indicada fica entre 8GB e 16GB, placa de vídeo dedicada e processador Core I5, mais que isso fica a cargo do tipo da atividade realizada, como os projetistas e engenheiros que precisam de uma máquina muito mais robusta.

Marcas de notebook

As marcas fabricantes são fundamentais na escolha, pois são elas que designam a qualidade e os valores. As melhores do mercado possuem boa reputação entre os consumidores e representam uma enorme fatia, enquanto as mais desconhecidas oferecem preços atraentes, este é o momento de pesar o melhor custo-benefício.

Condições de pagamento

Na hora de optar pelo local de comprar, além de ser uma loja conhecida é preciso verificar as formas de pagamento, assim fica mais simples enquadrar a compra no orçamento disponível, sem pesar no bolso.

Se esperou até o momento para adquirir, aguarde pelo notebook Black Friday, o dia mais importante para quem busca por promoções, este é momento do ano para investir em tecnologia, basta escolher uma loja de confiança.